Saúde

Audiência discute viabilização de vacina gratuita contra HPV

Publicado em 14/12/2011, às 11h18   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A vacinação gratuita de mulheres, na faixa etária de 9 a 40 anos, contra o HPV (Papilomavírus Humano), responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero no Brasil recebeu apoio do Conselho Federal de Medicina durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), com o objetivo de instruir o Projeto de Lei do Senado (PLS) 238/201. A vacinação, segundo a proposta, seria via Sistema Único de Saúde (SUS).
Já o representante do Ministério da Saúde (MS), Jarbas Barbosa, disse que o MS é a favor da vacinação, mas contra a introdução da prática por lei. Segundo ele, a vacina contra o HPV está, entre as três – as outras são hepatite A e varicela – que o Ministério avalia incluir no calendário público de imunização. O público-alvo dessa ação seriam meninas com idade entre 9 e13 anos, que ainda não iniciaram a vida sexual. Barbosa garante que a vacinação não surte efeitos para mulheres com vida sexual ativa.
Para esse grupo de mulheres, Barbosa defende a ampliação do acesso ao exame papanicolau, usado para detectar o câncer de colo de útero, e a melhoria no tratamento dos casos existentes.
Na avaliação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a audiência atendeu ao seu objetivo de pautar o debate, e trazer à tona informações sobre o assunto para balizar o parecer da relatora, e a avaliação dos parlamentares. AS informações são do portal Vermelho. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp