Saúde

Coronavírus: Sesab convoca reunião com direção do Aeroporto e Anvisa após críticas contra a falta de triagem

Henrique Brinco/BNews
O secretário Fábio Vilas Boas diz que o comportamento da Anvisa não tem sido o mais adequado para combater a doença  |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/BNews

Publicado em 14/03/2020, às 10h58   Henrique Brinco e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas afirmou que está agendada uma reunião com a direção do Aeroporto Internacional de Salvador, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para tratar das triagens e outras medidas necessárias para a contenção do Coronavírus na Bahia. 

Fábio Vilas Boas concordou com a ineficácia da Anvisa nos últimos dias na capital baiana. Em entrevista ao BNews na manhã deste sábado (14), durante evento de lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT, o secretário afirmou que o órgão não está se "comportando" como a Sesab acredita que deveria estar.

"Infelizmente a Anvisa não está se comportando, aqui na Bahia pelo menos, como nós achávamos que deveria se comportar. Em função disso, mandei convocar a Anvisa e o Aeroporto de Salvador para uma reunião na segunda-feira, no final da tarde, para tratar deste assunto", afirma o secretário.

Ele acrescentou ainda que, caso não haja uma clara "mudança de postura", será necessário que o Estado tome as devidas precauções por sua própria conta. 

Atualmente, segundo o secretário, existem mais de 100 amostras no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para análise do Covid-19, mas a maior parte deles já teve a contaminação descartada. Fábio ressaltou que é "evidente" o surgimento de novos casos nos próximos dias, mas que o objetivo é que o contágio seja diluído "ao longo dos próximos cinco meses", para reduzir o impacto da doença.

"Evidente que, a partir de agora, haverá mais e mais casos, e nós queremos que essa curva de ascensão seja o mais lenta possível e espalhada, para que a gente possa diluir ao longo dos próximos cinco meses, todos os casos que nós devemos ter na Bahia", explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp