Saúde

SUS é única opção para sete a cada dez brasileiros, diz IBGE

Arquivo BNews
71,5% da população não têm plano de saúde  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 04/09/2020, às 13h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cada dez brasileiros sete, ou mais de 150 milhões de pessoas, dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento. Os dados constam da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada hoje pelo IBGE, com dados referentes ao ano de 2019 — portanto antes da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa mostrou que, no ano passado, 59,7 milhões de pessoas, o correspondente a 28,5% da população do país, possuíam algum plano de saúde, seja ele médico ou odontológico. Dessa forma, 71,5% dos brasileiros não figuram como contratante de qualquer plano privado de saúde, e têm no sistema público de saúde sua única possibilidade para tratamento de doenças.

Essa proporção manteve-se praticamente inalterada em relação a 2013, quando o IBGE realizou a mesma pesquisa e identificou que 27,9% da população tinha algum tipo de plano de saúde. Em termos absolutos houve crescimento de 6% no número de pessoas cobertas, que era de 56 milhões naquele ano. Das pessoas que tinham plano de saúde médico em 2019, 46,2% eram titulares que pagavam diretamente ao plano.

Uma parcela de 30,9% dos titulares arcava, parcialmente, com a despesa do plano. Para 14,5%, os empregadores pagavam integralmente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp