Saúde

Jejum intermitente tem outros benefícios além do emagrecimento, explica especialista baiana

Carol Buenosia/Pexels
A médica também explicou durante a entrevista quais são as contraindicações do jejum intermitente  |   Bnews - Divulgação Carol Buenosia/Pexels

Publicado em 12/11/2020, às 19h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O apresentador José Eduardo recebeu nesta quinta-feira (12) no Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, a Dra. Carla Ferner, médica imunologista e nutróloga, especialista em prevenção e performance física. Uma das maiores experts em jejum intermitente do estado, Dra. Carla explicou o funcionamento deste metódo, que vem sendo adotado por inúmeras pessoas, entre elas diversos famosos, ao redor do mundo.

"Jejum intermitente é a abertura de espaços, em média de 12 à 18 horas, sem se alimentar. Alguns especialistas falam em até 24 horas, mas não concordo. O jejum, além do emagrecimento, aumenta a produção de bons hormônios, tem ação em uma proteína do cérebro que melhora a saúde cerebral, fora toda a questão da renovação celular, melhora a auto limpeza do organismo", explicou a médica.

No entanto, também há riscos na utilização deste metódo sem acompanhamento de profissionais. A médica explicou durante a entrevista quais são as contraindicações do jejum intermitente, além de ressaltar que ele deve ser instaurado de maneira progressiva, elevando o número de horas sem alimentação pouco a pouco. 

"Agora, nem todo mundo pode fazer. Pessoas com alguns tipos de transtorno alimentar não devem fazê-lo, assim como gestantes e crianças. Além disso, é claro, todo tipo de jejum intermitente deve ser acompanhado por um médico ou um nutricionista. Sempre devemos começar com um jejum menor e ir progredindo", alertou.

Saiba mais sobre saúde
Especialistas debatem nova campanha pelo uso de máscaras e isolamento social
Mulheres podem recorrer à Ginecologia Regenerativa para resolver problemas íntimos
“Depressão pode ser sintoma de doença neurológica”, alerta especialista baiano

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp