Saúde

Com o risco de suspensão de vacinação, Salvador recebe 8 mil doses contra Covid-19 do governo do estado

Dinaldo Alves / Bnews
Salvador recebeu do governo federal 108 mil vacinas, embora o plano do Ministério da Saúde era o envio de 170 mil  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Alves / Bnews

Publicado em 10/02/2021, às 08h14   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) recebeu às pressas na noite desta terça-feira (9) 8 mil doses da vacina contra a Covid-19 do governo do estado para dar continuidade ao plano de vacinação que, neste momento, tem como prioridade idosos com ou acima de 87 anos. A estratégia de imunizar todos os profissionais da área da saúde e idosos abaixo de 85 foi suspensa temporariamente após a gestão constatar que o número de vacina seria inferior à demanda da capital baiana. A ideia inicial da prefeitura era a suspensão de todo o serviço.

Na manhã desta quarta-feira (10), durante entrevista à TV Bahia, o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, afirmou que Salvador recebeu do governo federal 108 mil vacinas, embora o plano do Ministério da Saúde era o envio de 170 mil. O número é insuficiente para vacinar todo o público prioritário, já que os profissionais da área de saúde representam o equivalente a 95.3% (103 mil) do valor recebido pelo município.

"Nós só não suspendemos toda a vacinação porque ontem, às 19h, o governo do estado nos enviou 8 mil doses, o que garante a vacinação dos idosos conforme o cronograma que nós colocamos no dia de ontem: o de vacinar hoje idosos acima de 87 anos, amanhã, 86, e, depois, 85. Essa estratégia visa terminar todo o público acima de 85 anos e, a partir daí, seguir para outras fases", disse o secretário. 

Ainda segundo Prates, o município planejou a vacinação com base em números de outras campanhas de imunização como por exemplo a da H1N1, mas a procura pelas doses contra a Covid-19 tem sido muito maior do que a de outras ações. A prefeitura calculava que público de idosos acima de 90 anos na cidade era de 6513 idosos, mas, até esta terça-feira, 8250 já haviam sido imunizados. "Não há nenhuma vacinação que possa ser usada como parâmetro", completou Prates.

Matérias relacionadas:

Comissão da Covid-19 da AL-BA recebe secretário Fábio Vilas Boas nesta quarta-feira

Médicos apresentam 2.600 denúncias sobre falta de infraestrutura no atendimento à Covid-19

Mais de 40 mil baianos são vacinados nas últimas 24 horas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp