Saúde

Diagnóstico precoce: Iniciativa realiza 2500 mamografias em Irecê

Divulgação/ Ascom PMI
Nos três primeiros dias serão atendidas as moradoras da zona rural, que terão transporte dos povoados e distritos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Ascom PMI

Publicado em 12/06/2021, às 15h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o projeto Saúde Sem Fronteiras irá oferecer, entre os dias 14 de junho e 3 de julho, mamografias para 2500 mulheres de Irecê. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura e foi idealizada pela Secretaria estadual da Saúde e pela Clínica Delfin. 

A partir de segunda-feira (14), o consultório móvel ficará estacionado na Av. Coronel Terêncio Dourado, no Centro. De acordo com os critérios do programa, para realizar o exame, as mulheres devem ter entre 40 a 69 anos, não ter feito mamografia há menos de um ano e nem cirurgias de mama. Equipes de Saúde do município agendaram previamente as selecionadas.

Segundo o Sertão Baiano, nos três primeiros dias serão atendidas as moradoras da zona rural, que terão transporte dos povoados e distritos. O prefeito Elmo Vaz disse que “na continuidade do projeto, aproximadamente 30 mil mulheres de toda região de Irecê serão contempladas, no maior programa de rastreamento já realizado no território”.

A secretária municipal de Saúde, Tarcila Miranda, explicou que Irecê é a primeira cidade a receber o Saúde sem Fronteiras, que é dividido em três etapas. Primeiro serão realizadas as mamografias. Depois, ultrassonografias e punções para exames com alterações. A terceira fase será do tratamento, que normalmente envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp