Saúde

Em nota enviada à AL-BA, Defensoria destaca importância de doulas no parto

Divulgação
Órgão pediu celeridade na tramitação do PL  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/07/2021, às 19h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) enviou, nesta sexta-feira (30), uma nota técnica à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) destacando a importância de doulas no parto e cobrando celeridade na tramitação do Projeto de Lei nº 21.931/2016, que prevê que maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares das redes pública e privada permitam a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente. O documento foi enviado pelo  Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), que integra a Especializada de Direitos Humanos da DPE-BA.

Em nota, o órgão classificou a aprovação e a implementação do PL como "emergencial". Além disso, a Defensoria destacou que é importante o acolhimento e cuidado com a parturiente. "É preciso que a mulher esteja cercada de pessoas que possam transmitir confiança e cuidado, deixando-a segura e acolhida. Essa é exatamente a função desempenhada pelas doulas, profissionais que, escolhidas pela gestante, são preparadas tecnicamente para 'servir', no sentido de dar suporte emocional e físico à gestante, além do suporte informativo, ajudando na construção do plano de parto, por exemplo", afirmou a DPE-BA.

"Um dos embasamentos foi o estudo “Doulas: definição e benefícios segundo as evidências científicas”, de autoria da enfermeira, pesquisadora e doutora em Ciências Médicas, Maíra Libertad Soligo Takemoto [...] Segundo as evidências científicas, entre as vantagens constatadas estão os trabalhos de parto em tempo reduzido, com experiência mais positiva e satisfatória para a gestante; partos menos dolorosos, com diminuição da realização de cesáreas desnecessárias; menor risco de parto com fórceps; recém-nascidos com menos dificuldades respiratórias; menor risco de depressão pós-parto e início mais imediato da amamentação", explicou o órgão ao justificar seu posicionamento.

Leia mais sobre a Assembleia Legislativa da Bahia:

AL-BA vai retomar sessões presenciais em dias de votação a partir desta segunda

Líder do PT na AL-BA afirma que não haverá aumento do ICMS na Bahia e critica Paulo Câmara

Deputado Paulo Câmara rebate líder do PT sobre ICMS e volta a criticar governo da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp