Saúde

Outubro Rosa: Médica mastologista explica importância da prevenção do câncer de mama; veja vídeo

Divulgação
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/10/2021, às 12h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (1º), dia em que se inicia a campanha “Outubro Rosa, a médica mastologista Anna Paola Noya Gatto explicou em entrevista ao BNews a importância da prevenção do câncer mama. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2021 serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país.

De acordo com a médica,  o diagnóstico precoce pode contribuir para até 95% de chances de cura da doença. “Para isso basta realizar a mamografia uma vez ao ano e a ultrassonografia mamaria e das axilas, pelo menos, duas vezes ao ano. Assim como realizar a consulta com o médico mastologista. Quem tem mais de 40 anos precisa fazer todos os anos, mas se tiver menos idade na família tiver histórico de câncer é necessário iniciar antes do 35 anos”, explica.

No entanto, segundo a especialista, a idade da pessoa não a impede de realizar os exames em outras fases da vida. “Eu sempre recomendo que a partir dos 20 anos se comece a realizar a ultrassonagrafia mamária. É muito importante que a gente possa fazer o diagnóstico precoce do câncer e também de outras doenças da mama”, frisa.

Matéria relacionada:

Orientações gratuitas de prevenção ao câncer de mama são ofertadas em shopping de Salvador

Além dos exames de mamografia, ela explica que a realização do autoexame, que pode ser feito em qualquer lugar, é de extrema importância na busca por um possível diagnóstico precoce do câncer.

“Ajude-se também realizando em casa, no banho ou até na cama o autoexame através do toque das suas mamas em busca de alterações na pele, na coloração, consistência, aspecto, presença de nódulos endurecidos, tanto nas mamas quanto nas axilas, assim como na presença do derrame papilar no mamilo”, diz.

Assista:


Exames gratuitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir da segunda-feira (4), como parte da campanha do “Outubro Rosa”. 

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde.

Para ser atendida, a mulher deve agendar o exame através do site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Esse ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.

As unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: UNEB, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro),  UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).

De acordo com a Sesab, ao longo da programação do Outubro Rosa pode ocorrer alguma alteração nos locais de atendimento e essas alterações serão divulgadas oportunamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp