Saúde

MP e Fundação José Silveira realizam ação para diagnóstico precoce do câncer de mama

Divulgação/MPBA
De acordo com o MP, foram realizados 40 exames de mamografia, além de consultas, aferição de pressão, além de orientações acerca da necessidade das mulheres realizarem o autoexame  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MPBA

Publicado em 05/10/2021, às 19h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP) e a Fundação José Silveira (FJS) realizaram nesta terça-feira (5), uma ação voltada ao dignóstico precoce do câncer de mama. Colaboradoras do MP foram atendidas das 8h às 17h, por equipes da FJS no estacionamento da sede do MP no CAB, em Salvador.

De acordo com o MP, foram realizados 40 exames de mamografia, além de consultas, aferição de pressão, além de orientações acerca da necessidade das mulheres realizarem o autoexame nas mamas para a prevenção do câncer. Os atendimento observaram os protocolos de segurança sanitária recomendados durante a pandemia. Ainda de acordo com o MP, também foram realizadas palestras e bate papos com a participação da psicóloga da FJS Carolina Marques e o enfermeiro Joseval Cerqueira. A ação é resultado de uma parceria do MP com a FJS, por meio do programa ‘Saúde e Cidadania’, dentro da agenda do Outubro Rosa.

Leia também:Outubro Rosa: saiba como e onde realizar exames de mamografia gratuitamente em Salvador e interior da BA

“Essa parceria entre o MP e a Fundação José Silveira é de fundamental importância para todas nós mulheres que devemos fazer nossos exames periódicos ao menos uma vez no ano. É uma ação afirmativa no sentido de salvar vidas das mães e das mulheres num mês tão alusivo ao combate ao câncer de mama”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, que visitou o local de atendimento. 

A psicóloga Carolina Marques falou sobre a importância da saúde emocional. “Não temos como mensurar o que as perdas, a angústia e a tristeza fazem com nosso corpo. E quando falamos em prevenção, precisamos estar atentos aos sinais”, destacou.

Na ocasião, o enfermeiro Joseval Cerqueira explicou o que é o câncer e falou sobre os principais fatores de risco, além da importância do tratamento precoce. “É essencial se tocar e se auto investigar, e caso identifique alguma alteração a pessoa deve buscar o serviço médico”. 

A coordenadora de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho no MP, Larissa Dantas, ressaltou que o MP realizou reuniões prévias com a equipe da FJS com o objetivo de promover a ação de forma segura e respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, como agendamento prévio, distanciamento social e utilização de máscaras. 

“Essa parceria é essencial porque auxilia diretamente a conscientização das pessoas acerca do principal tipo de câncer que as mulheres são acometidas. Ainda tem o grande desafio da pandemia que vem gerando impactos profundos na saúde das mulheres, pois desde o ano passado houve uma queda significativa no número de consultas e exames com fins de diagnóstico”, destacou Larissa Dantas.

Matérias relacionadas: 

Outubro Rosa: Orientações gratuitas de prevenção ao câncer de mama são ofertadas em shopping de Salvador

Outubro Rosa: Médica mastologista explica importância da prevenção do câncer de mama; veja vídeo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp