Saúde

Tinta contaminada provoca bolhas em tatuagens

Imagem Tinta contaminada provoca bolhas em tatuagens
Estudo aponta bactérias presente em água para diluir a tinta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/08/2012, às 06h00   Redação Bocão News (@bocaonews)



Surto de tatuagem ano passado nos Estados Unidos chamou atenção do “New England Journal of Medicine”, que lançou estudo sobre o caso na última quarta-feira (22).

Em 2011, 19 pesoas em Rochester apresentaram erupções de bolhas em novas taguagens. No total, foram 22 casos confirmados e mais de 30 casos suspeitos da infecção da pele, nos estados do Colorado, de Iowa, Nova York e Washington, segundo as autoridades de saúde.

Infecções em tatuagem não são novidades, mas essas estavam diretamente ligadas a qualidade da tinta ou da água suada para a sua diluição. "Mesmo se você receber uma tatuagem de um estabelecimento que faz tudo certo, não está livre de riscos", disse o Byron Kennedy, vice-diretor do departamento de saúde de Nova York e autor principal da pesquisa.  

Microbactérias

As doenças apontadas no estudo mostram que foram causadas por um primo de bactérias da tuberculose denominado Mycobacterium chelonae. A bactéria pode causar coceira e bolhas dolorosas cheias de pus que podem levar meses para passar. O tratamento envolve antibióticos fortes com efeitos colaterais desagradáveis.

Essas bactérias são comuns em água de torneira e foram idenficadas no passado, quando tatuadores usaram água contaminada para clarear tinta escura, para sombrear as imagens tatuadas.

Empresas que fazem os pigmentos às vezes usam água destilada para diluir a tinta. No entanto, essas bactérias podem sobreviver à destilação também, de acordo com Tara MacCannell, que conduziu a investigação ligada aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. E ainda: o álcool não mata algumas variantes dessa micobactéria.

Atenção

Autoridades de saúde dizem que os clientes de tatuadores devem perguntar que tipo de tinta está sendo usado e se estão em vigor medidas higiênicas para prevenir infecções.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp