Saúde

Neto quer novo posto de saúde no Subúrbio Ferroviário

Imagem Neto quer novo posto de saúde no Subúrbio Ferroviário
"Nossa ideia é deixar a UPA só para atender urgências e emergência"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/01/2013, às 17h27   Redação Bocão News - (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A agenda do prefeito ACM Neto (DEM) foi bastante agitada neste sábado (12). Em visita ao bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o novo gestor da capital baiana determinou ao secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues, que encontre um local para a construção de um novo posto de saúde na localidade.

Neto visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, reinaugurada em outubro do ano passado, que atende aos novos padrões do Ministério da Saúde no atendimento às urgências e emergências, apesar da população usar a unidade também em busca de procedimentos mais simples.

“Nossa idéia é identificar um espaço para a construção de uma unidade básica em Periperi e deixar a UPA só para atender urgências e emergências”, afirmou ACM Neto. Segundo o prefeito,  a Secretaria Municipal de Saúde está com 20 equipes fazendo um diagnóstico completo da situação das unidades de saúde da prefeitura. E além disso, a pasta está em processo de reativação de um contrato para retomar a manutenção dessas unidades. 

De acordo com informações Agência Geral de Comunicação da Prefeitura (Secom), no local, 80% dos atendimentos poderiam ter sido resolvidos na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde. Após a reforma da UPA, houve uma ampliação de quase 100% na oferta de leitos tanto adultos como pediátricos, passando de 11 para 20, com capacidade para atender cerca de 450 pacientes por dia. Antes, eram 250 atendimentos diários.

"A estrutura da unidade é muito boa. Diferente da grande maioria da rede. Nosso principal trabalho aqui, além de alguns reparos pontuais na infraestrutura, é reavaliar o quadro de profissionais, os plantões. Também precisamos melhorar o fluxo da UPA, otimizando os serviços e dando mais conforto à população", afirmou o secretário José Antônio Rodrigues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp