Saúde

Hospital Espanhol confirma crise mas diz que paga médicos em dia

Publicado em 05/02/2013, às 06h40   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed-BA), anunciou na última quinta-feira (31), que o Hospital Espanhol iria paralisar o serviço de emergência nesta segunda-feira (04).

E pela manhã de hoje, Magalhães informou ao Bocão News que as portas da unidade estavam fechadas: "a parte de emergência está fechada. Não tem paciente, nem tem médico. A situação aqui é dificuldade. Pode chegar aqui que você vai ver as portas fechadas".

A decisão da paralisação foi tomada em assembleia realizada no próprio hospital, no último dia 29 de janeiro, após diversas tentativas frustradas de buscar melhoria nas condições de trabalho, segundo o presidente do Sindmed-BA.

O presidente do Sindmed-BA, Francisco Jorge Silva Magalhães, colocou ainda que a suspensão das atividades é por conta do atraso de salários e condições de trabalho. “As condições estão tão precárias que os médicos estão indispostos para trabalhar, correndo com isso o risco de acontecer uma tragédia. A escassez de medicamentos e materiais é frequente e compromete o trabalho da equipe. Além disso, os salários de dezembro ainda nem foram pagos”, descreveu.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa à reportagem na tarde desta segunda, o hospital esclareceu que as atividades funcionam normalmente na unidade, e pela manhã a assessoria informou que o número de profissionais na emergência estava reduzido. Ainda em nota, a assessoria negou também atraso de salário. "Sobre a sua situação financeira, o Hospital Espanhol, assim como a quase totalidade das instituições filantrópicas de saúde do país, enfrenta um período de dificuldades. Ainda assim, a entidade comunica que até a presente data está com o pagamento de todos os salários em dia", diz trecho da nota.


Publicada no dia 04 de janeiro de 2013, às 15h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp