Saúde

Nordeste tem maior risco de epidemia de dengue

Publicado em 12/01/2011, às 08h59   Redação Bocão News



Todos os estados da região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) estão entre os 16 com maior risco de epidemia no país, segundo o novo Mapa de Risco para a Dengue no Brasil divulgado nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Saúde.

A população da Bahia, portanto, deve ficar atenta neste verão. Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna e Camaçari estão entre os 70 municípios brasileiros que serão submetidos a monitoramento semanal dos casos, podendo até mesmo ganhar reforço de ações de saúde para evitar a proliferação de casos graves da doença.

A Região Norte ocupa o segundo lugar, com quatro estados (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins). As duas capitais com risco de surto são Rio Branco e Porto Velho. No Sudeste, os estados prioritários são Espírito Santo e Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, aparece Mato Grosso. Esse grupo de cidades foi classificado pelo chamado “risco dengue”, que cruza os números da infestação pelo mosquito Aedes aegypti com a densidade populacional e o tamanho da rede de atenção à saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pretende se reunir na próxima semana com os secretários dos estados do grupo de risco para intensificar os planos de combate à doença. O primeiro passo será analisar o plano de contingência de cada governo estadual. Para as ações de enfrentamento à epidemia, segundo Padilha, o investimento será de R$ 1,08 bilhão.

Em 2010, 1 milhão de pessoas adoeceram no país, com 550 mortes. Em setembro, quando o governo lançou a campanha nacional de combate à doença, o número de estados nesta situação era de 10. Em quatro meses, aumentou para 16.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp