Saúde

Pilates na terceira idade aumenta qualidade de vida, afirmam fisioteraupeutas

Imagem Pilates na terceira idade aumenta qualidade de vida, afirmam fisioteraupeutas
A técnica consiste em uma série de exercícios feitos no solo ou em equipamentos apropriados   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/05/2013, às 14h39   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os primeiros sinais do envelhecimento podem ser identificados pelos sinais de cansaço e surgimento de algumas doenças. É natural que as pessoas percam massa muscular e óssea, diminuindo o equilíbrio e a flexibilidade, entre outras funções. O que poucos sabem é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para amenizar os efeitos dessa etapa da vida. “No envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas, como perda degenerativa de massa e força muscular, com o pilates esses idosos melhoram sua estabilização da coluna lombar, fortalecem o abdômen, alinham sua postura e promovem uma reeducação respiratória” explica a fisioterapeuta da clínica Bio Pilates, Patrícia Freitas.

A técnica consiste em uma série de exercícios feitos no solo ou em equipamentos apropriados cuja intenção é trabalhar todos os músculos do corpo de maneira harmoniosa. Os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos. De acordo com Patrícia, são muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos, a exemplo de alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. "Me sinto melhor, já não acordo mais com as dores que sentia e sinto meu corpo mais forte, mais flexível, é gradativo, com um tempo você consegue se equilibrar nos aparelhos, nas bolas, o que antes era inimaginável. Além disso, é uma ótima prática para nos deixar mais felizes, com o astral lá em cima", diz Nivana Reis, praticamente da atividade.

Para Sueli Menezes, a prática do Pilates trouxe benefícios significativos a sua rotina de trabalho. “No meu dia a dia, trabalho muito com computador e desenvolvi uma dor no punho que atrapalhava o meu rendimento no trabalho. Cheguei a sentir fraqueza ao segurar até uma xicara, por exemplo. Fiz vários exames que não davam em nada. Depois que resolvi iniciar o acompanhamento com o Pilates, tudo melhorou porque é feito um trabalho local de alongamento especifico”, contou ela que faz a prática da técnica a pouco mais de um ano.



Cada vez mais procurado, o Pilates tem se tronado o “queridinho” na lista das técnicas que trabalham o fortalecimento e o ganho de massa muscular. Entre as novidades desse mercado ainda existem o Pilates Neurológico, que auxiliam aqueles que tiveram algum problema neurológico ou trauma; o Pilates Gestante, que serve para evitar as dores, fortalecer o períneo e o abdômen e também para o alongamento, o Pilates Power é voltado para fitness, trabalhando o corpo com um treino mais forte, mais intenso, e direcionado para definição, enrijecimento e fortalecimento e também o Pilates Ambulatorial que atua junto com a fisioterapia tradicional, na reabilitação, tratando traumas e lesões. A vantagem de ser trado em uma clínica com disponibilidade de serviços completos de todas as modalidades do Pilates é a praticidade e conforto do paciente. “É importante que o paciente tenha a preocupação de se informar quanto ao profissionalismo e especialização dos profissionais que irão cuidar deles, mas, além disso, quando se tem um espaço onde fisioterapeutas são especializados dentro de cada particularidade,  o resultado é muito mais satisfatório e é possível realizar um tratamento em conjunto, cuidando não só da reabilitação, mas também da autoestima do paciente de Pilates”, ressalta a fisioterapeuta Milena Almeira, também sócia-diretora da clínica Biopilates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp