Saúde

Filha recém-nascida de vereador morre aguardando vaga em UTI neonatal

Imagem Filha recém-nascida de vereador morre aguardando vaga em UTI neonatal
A criança esperava a vaga na unidade do Hospital de Guanambi  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/08/2013, às 06h10   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A filha do vereador José Ricardo Pereira da Costa (PSB), da cidade de Carinhanha, não sobreviveu a complicações decorrentes do parto prematuro realizado a caminho do Hospital de Guanambi e do descaso com a saúde pública. Conforme informações do Brumado Notícias.

A menina, que tinha pouco mais de 24 horas de vida, veio a óbito por conta da falta de uma vaga em uma UTI neonatal de Guanambi. Em todo estado da Bahia, existem somente cinco UTIs neonatais, as quais não disponibilizam vagas.

O bebê nasceu com 29 semanas e apenas 1,420 kg e por conta disso, precisava dos cuidados especiais de uma Unidade de Terapia Intensiva. Embora o município de Guanambi disponha desse tipo de UTI, não havia vaga no momento da entrada da criança no hospital.

Segundo informações do hospital de Carinhanha, o procedimento de regulação para tentar encontrar vagas em alguma outra unidade com UTI para recém-nascidos foi realizado junto à secretaria de Saúde do Estado da Bahia, mas a vaga não foi encontrada a tempo. A direção do hospital afirmou que uma vaga em uma UTI neonatal particular da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, chegou a ser encontrada, mas a criança não resistiu e morreu antes de ser internada.

Foto: divulgação / Brumado Notícias



Publicada no dia 18 de agosto de 2013, às 9h45

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp