Saúde

Isaias conseguiu: após denúncia do Bocão, bebê que luta pela vida é transferido

Imagem Isaias conseguiu: após denúncia do Bocão, bebê que luta pela vida é transferido
Criança de 15 dias precisava de UTI móvel para receber atendimento na capital  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/02/2014, às 07h58   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)



A espera que parecia não acabar finalmente chegou ao fim. Após a denúncia do site Bocão News, que contou a história do pequeno Isaias Santos Nery, uma UTI móvel foi disponibilizada para trazer o garoto à capital baiana.

O bebê com apenas 15 dias
de vida nasceu com sérios problemas cardíacos já lutando para sobreviver e comoveu a Defensoria Pública da cidade de Santo Antônio de Jesus, cidade onde nasceu. “Ele tem um problema congênito de alto risco. São três problemas no coração. Minha preocupação é que ele precisa fazer esta cirurgia para sobreviver e, por isso, não pode ficar fora do balão de oxigênio”, relatou Ana Cristina, mãe de Isaias, que deu entrada no dia 1º de fevereiro no Hospital Luiz Argolo.
Devido à gravidade da situação, a Defensoria Pública de Santo Antônio de Jesus tomou o caso afim de uma resolução. “Dei entrada com uma ação contra o Estado na última sexta-feira, dia 7, pedindo com urgência a transferência desta criança que necessita de uma UTI e um hospital pronto para atender este tipo de doença, o que só é possível encontrar, infelizmente, na capital”, explicou o defensor Maurício Martins que, de imediato, teve a liminar concedida pela Justiça.

O pequeno Isaias na incubadora do hospital de Santo Antônio
Hoje, a juíza Kátia Regina Mendes Cunha concedeu parecer favorável à Defensoria. “Visando dar efetividade à decisão judicial prolatada nos autos, que até o momento não foi cumprida, defiro o pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia e determino: – o bloqueio de valores do Estado da Bahia no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais);  – majoro a multa diária para o valor R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Intimem-se a regulação e as partes requeridas para dar cumprimento à determinação judicial sob pena de desobediência.”
Em nota, a Defensoria informa que "esta decisão, proferida pela juíza Kátia Regina, da 2ª Vara Cível de Santo Antônio de Jesus, atende à solicitação da Defensoria Pública, e reforça a determinação da obrigação de fazer do Estado, com relação aos procedimentos necessários a serem adotados para a transferência do recém-nascido, Isaías Santos Nery, para uma UTI Pediátrica em Salvador". 
Por volta das 17h50, Martins entrou em contato com a redação do Bocão News para dar a boa notícia. "Isaias conseguiu. Está neste momento em uma UTI móvel indo para Salvador", comemorou.
A reportagem já acompanha os pais do garoto. Pelo telefone, quando só restava um fio de esperança, a mãe de Isaias disparou: “meu filho quer viver”. O choro da mãe e o clamor dos parentes para que uma vaga na capital fosse concedida se fortalecia à medida que - mesmo com dificuldades para respirar, entubado e se alimentando por sonda - o pequeno Isaias desafiava o seu maior obstáculo: a luta pela vida.

Postada às 18h04 do dia 14 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp