Saúde

BNews Summer: Confira 5 alimentos que ajudam no emagrecimento para o verão

Reprodução/Agência Brasil
A nutricionista Raiane Paixão explicou como os alimentos podem auxiliar no emagrecimento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 10/12/2023, às 06h00 - Atualizado em 11/12/2023, às 09h34


FacebookTwitterWhatsApp

Quando se trata do verão, emagrecer se tornou um dos objetivos mais comuns entre as pessoas. Às vésperas da estação mais quente do ano, que inicia no dia 22 de dezembro, o que não falta é gente procurando formas de se tornar “fitness” ou garantir o “shape”. Pensando nisso, o BNews conversou com a nutricionista Raiane Paixão, que trouxe dicas de alimentos que auxiliam no emagrecimento.

De acordo com a especialista em emagrecimento e performance, para um emagrecimento saudável e eficaz, é preciso, sobretudo, adotar uma alimentação balanceada. “O equilíbrio é um dos principais elementos para um emagrecimento saudável”, destacou a nutricionista.

Confira 5 alimentos que ajudam no emagrecimento e por quê:

1. Fibras
Raiane aponta que as frutas e os grãos integrais são alimentos ricos em fibras que contribuem para o melhor funcionamento do intestino, além de possibilitar o aumento da saciedade, controle da fome e também podem atuar no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. “Grãos integrais como aveia, chia, grão-de-bico são ótimas fontes de fibras, assim como as frutas que possuem uma grande quantidade de fibras e vitaminas importantes para o nosso corpo”, garantiu. “Uma opção perfeita de lanche com poucas calorias é a pasta de grão-de-bico. Você pode comê- la com pães integrais e também pode usá-la para substituir molho ou maionese nas saladas”, emendou.

2. Água
A nutricionista explica que o consumo adequado de água, além de ajudar na hidratação do corpo, contribui no transporte de vitaminas e minerais sendo responsável pelo metabolismo e processo biológico do corpo, ajuda na queima de calorias, aumentar a saciedade, contribui na excreção de resíduos através das fezes e urina evitando a constipação e inchaço. “A recomendação geral é que seja ofertado 35 a 40 ml de água por kg de peso, ou seja, se a pessoa pesa 60kg, ela precisa ingerir ao longo do dia 2,1L de água”, informou.

3. Gorduras Saudáveis
O consumo de gorduras insaturadas consideradas como “gordura boa”, conforme aponta a nutricionista, é importante pois além de conferir energia são ricas em vitaminas A, D, e K. As gorduras monoinsaturada e polinsaturada contribuem com a elevação do HDL (colesterol bom), e reduzem os níveis do LDL (colesterol ruim) e ajudam na produção de hormônios. “Alimentos como abacate, amêndoas, azeites, óleos vegetais, peixes como salmão , sardinha são fonte de gordura mais saudável e reduz os níveis de triglicerídeos”, apontou.

4. Chá verde
O chá verde é o queridinho para aqueles que fazem dietas, justamente por ser um aliado na perda de gordura na região abdominal. “Ele também é uma fonte moderada de cafeína, sendo um bom substituto do café, nesse caso”, orientou Raiane.

5. Gengibre
Segundo Raiane, o gengibre consegue aumentar o metabolismo do organismo, o que o torna um aliado para o emagrecimento. Ele pode ser usado para dar sabor aos pratos e como chá. “Agora que você conheceu diversos alimentos que auxiliam no processo de emagrecimento a partir de suas propriedades, lembre-se, a boa alimentação é sempre muito importante seja para a qualidade de vida como para manutenção da aparência”, ressaltou a nutricionista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp