Saúde

Anisa libera medicamento injetável para tratar a obesidade

Tumisu por Pixabay
O medicamento aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite  |   Bnews - Divulgação Tumisu por Pixabay

Publicado em 03/01/2023, às 21h47   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A semaglutida 2,4mg é uma injeção produzida pela farmacêutica Novo Nordisk, que tem o mesmo princípio ativo do Ozempic- um medicamento indicado para tratar diabetes tipo 2, que já tem aprovação no Brasil, mas para a doença relacionada a glicemia.

O medicamento aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite, levando as 4.500 que participaram do teste no mundo a ter uma redução média de 17% no peso corporal.

Nos Estados Unidos, a semaglutida foi aprovada no final de 2021 pela agência reguladora americana (FDA) e custa cerca de US$ 1.349 (R$ 6.000). Já no Brasil, não há ainda data para ser comercializada e nem se tem o valor.

De acordo com a farmacêutica Novo Nordisk é preciso aguardar a finalização de processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

"É um medicamento que demonstrou a maior perda de peso para pessoas com obesidade, de maneira sustentável ao longo de um a dois anos e também com segurança. Os estudos com diabetes, que já tem mais de cinco anos, demonstram segurança cardiovascular e potencial benefício cardiovascular”, disse o endocrinologista Paulo Miranda, presidente da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em entrevista à Folha de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp