Saúde

Anvisa aprova uso de Mounjaro em crianças e adolescentes no Brasil; saiba detalhes

Ilustrativa | Freepik
Anvisa aprova o uso de Mounjaro para diabetes tipo 2 em jovens de 10 a 17 anos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa | Freepik
Cauan Borges

por Cauan Borges

cauan.borges@bnews.com.br

Publicado em 22/04/2026, às 15h15



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (22) o uso de Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento do diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. O medicamento é conhecido no Brasil como “caneta emagrecedora”.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Produzido pela farmacêutica Eli Lilly, o Mounjaro é o primeiro fármaco do grupo de agonistas duplos dos receptores GIP/GLP-1 – indicados para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade –, a ser liberado para essa faixa etária no Brasil. 

A aprovação da Anvisa aconteceu após os resultados dos testes da fase 3 do estudo clínico internacional SURPASS-PEDS. A pesquisa indicou uma remissão glicêmica – manutenção de níveis de açúcar no sangue normais por pelo menos 3 meses –, de até 4 entre 5 pacientes.

Segundo os dados divulgados pela agência nacional, foi constatada uma queda superior a dois pontos percentuais na hemoglobina glicada e redução de até 12% no Índice de Massa Corporal (IMC).

Em todo território brasileiro, atualmente, cerca de 213 mil adolescentes possuem diabetes tipo 2. O Brasil aparece entre as nações com maior número de pacientes na faixa pediátrica com a condição, segundo informações da CNN Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)