Saúde

Bahia confirma seis novos casos de monkeypox; veja total de infectados no estado

Reprodução/Redes Sociais
Pacientes confirmados com a Monkeypox são três cidades baianas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 07/09/2022, às 19h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quarta-feira (7), a Bahia confirmou mais seis casos de "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos.

Três dos novos infectados moram em Salvador, dois em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e um em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Agora, a Bahia chegou a 66 pacientes com registro da doença, a maioria delas na capital baiana, com 47.

Além dos confirmados, a Bahia tem 326 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, segundo a pasta estadual. Já o primeiro caso da Monkeypox no estado foi registrado no dia 13 de julho.

Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas.

A transmissão da enfermidade, por sua vez, pode ocorrer através das diversas formas, entre elas por contato com o próprio vírus, através de uma pessoa, animal ou materiais infectados; e de pessoa para pessoa, através do contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo.

Pacientes com suspeita da doença devem ficar em isolamento, em um local com boa ventilação natural. A recomendação é a de que ambientes comuns, como banheiro e cozinha, fiquem com janelas abertas. Caso more com outras pessoas, deve-se usar a máscara cirúrgica bem ajustada, protegendo a boca e o nariz.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp