Saúde

Bebê de 8 meses morre com dengue e Covid-19 após ser liberada por três unidades de saúde

Arquivo Pessoal
Segundo Gabriella Alves, mãe de Helena, ela chegou a levar a criança em dois hospitais e uma Unidade Básica de Saúde antes da morte  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 02/03/2024, às 21h27   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Uma bebê de 8 meses morreu, na última quarta-feira (28), com dengue e Covid-19, depois de ser liberada por três unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal. A vítima foi identificada como Helena Alves.

Segundo Gabriella Alves, mãe de Helena, ela chegou a levar a criança em dois hospitais e uma Unidade Básica de Saúde antes da morte.

Minha filha morreu nos meus braços. Ela já chegou no hospital, morta, já não estava respondendo", relata.

Ainda de acordo com Gabriella, Helena começou a ter febre na madrugada do último domingo (25). A criança foi encaminhada para o Hospital de Planaltina, que estava lotado. Após passar pela triagem, foi mandada para casa.

Logo depois, a mãe levou-a para uma UBS, onde conta que foi bem atendida e orientada a fazer um exame de sangue para ver as plaquetas da criança. A mãe da vítima relatou que conduziu a criança para o Hospital de Sobradinho.

"Como ela só estava febril, eles não me atenderam. Fiquei sete horas esperando atendimento para a minha filha. Juntamos uma galera lá para falar com a diretora [do hospital], e aí sim que conseguimos atendimento", lembra a mãe.

Após realizar o hemograma e dar soro para a bebê, a médica informou que não manteria a criança internada, pois, ela estava sem febre, portanto, estaria bem. Gabriela disse que passou a fazer o tratamento com medicamentos prescritos, em casa.

Na noite de terça-feira (27), Gabriela disse que a filha vomitou e sentiu muita sede. Na manhã do dia seguinte, Helena a demonstrava fraqueza e com as extremidades do corpo, frias.

"Quando cheguei no Hospital de Planaltina tive todo o amparo. Eles ficaram uma hora reanimando ela, deram dez doses de adrenalina. Se houve erro, foi no Hospital de Sobradinho", diz Gabriella.

A mãe da bebê ainda revelou que nenhuma das unidades de saúde que passou, solicitou o teste de Covid-19 para a criança. Contudo, ela afirma que, segundo o médico, o que provocou a morte de Helena foi a dengue.

A certidão de óbito de Helena aponta que a causa da morte como parada cardiorrespiratória, dengue e PCR positivo para Covid-19.

Certidão de óbito de Helena Alves, que morreu aos 8 meses — Foto: Arquivo pessoal

Certidão de óbito de Helena Alves, que morreu aos 8 meses — Foto: Arquivo pessoal

"Eu preciso de justiça para minha filha e mais que isso, fazer um alerta para as mamães de todo o Brasil. A dengue está matando porque os hospitais não estão fazendo nada", diz Gabriella.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp