Saúde

Bebida ou comida: qual é o real vilão das dietas no fim de ano?

Nicole Michalou por Pexels
As bebidas alcoólicas podem impactar muito mais nas dietas no fim de ano  |   Bnews - Divulgação Nicole Michalou por Pexels
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 25/12/2023, às 12h30


FacebookTwitterWhatsApp

Quem está sempre na dieta, as festas de fim de ano podem ser consideradas um verdadeiro pesadelo, principalmente por conta do cardápio variado do período. Os pratos levam fama de grandes vilões, mas, na verdade, a bebida alcoólica é a grande culpada, não a comida.

Quem intercala o peru, o salpicão, o arroz e as sobremesas com bebidas alcoólicas tem um período festivo extremamente calórico. Isso porque duas caipirinhas, por exemplo, já tem quase a mesma quantidade de calorias de todos esses pratos juntos.

A bebida ainda tem outras questões além da caloria. Ela não tem nenhum nutriente ou benefício para o corpo e é uma substância tóxica e não existe dose segura para o consumo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Se pensarmos em calorias, a bebida alcóolica é a verdadeira vilã. Isso porque ela pode ter mais calorias que o alimento, sem entregar nenhum nutriente. E, como é líquida, as pessoas acabam consumindo em um volume maior", explicou a nutricionista e influenciadora, Marina Nogueira, ao g1.

De forma isolada, o álcool tem 7 calorias por grama; Os carboidratos e proteínas têm 4 e a gordura tem 9.

Confira as calorias das bebidas:

Vinho Tinto 150 ml - cerca de 120 a 130 calorias
Espumante 150 ml - cerca de 90 a 100 calorias
Cerveja 350 ml (padrão) - cerca de 150 a 200 calorias
Gin Tônica (um copo médio) - cerca de 150 a 250 calorias
Caipirinha (um copo médio) - cerca de 200 a 250 calorias

Dependendo da quantidade em que a pessoa ingere bebida alcoólica, o ganho pode ser maior do que ele teria ao apenas comer. Por exemplo, em um prato com 100 gramas de peru, salpicão, arroz e 100 gramas de pudim, a refeição vai ter cerca de 600 calorias. Ao consumir apenas duas caipirinhas, a pessoa estará ingerindo cerca de 500 calorias.

Além disso, o álcool ainda inibe a queima de gordura, de acordo com o que a nutróloga Marcella Garcez contou ao g1. “Além disso, a substância pode desacelerar o metabolismo, tornando todo o processamento dos alimentos menos eficiente”, explicou.

O álcool também pode fazer com que a pessoa coma mais. Isso acontece porque, normalmente, ela prefere ingerir alimentos para evitar de ficar alcoolizadas rapidamente.

"Você até podia tentar fazer escolhas melhores, mas depois de alguns drinks pode pensar: 'ah, já bebi mesmo'. E, com isso, se permitir comer em quantidades que não comeria sóbrio. Há ainda o efeito cascata com a ressaca, que dá mais fome no dia seguinte", pontuou Marina Nogueira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp