Saúde

BNews Gastrô: vendas de alimentos veganos têm crescimento no varejo

Divulgação
Lojas especializadas em produtos naturais e saudáveis são as preferidas dos vegetarianos e veganos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/11/2023, às 11h50   Tairine Ceuta


FacebookTwitterWhatsApp

No Dia Mundial do Veganismo, celebrado nesta quarta-feira (1º) de novembro, o consumo de proteínas de origem animal é colocado em pauta em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 25 milhões de pessoas se considerem veganas ou vegetarianas, de acordo com um estudo recente da consultoria PwC.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O país está em busca de opções alternativas de proteínas para atender a demanda dos consumidores. A produção nacional já fabrica mais de 54 mil toneladas de proteínas alternativas de origem vegetal e espera-se que esse número chegue a 23 toneladas até o final de 2023.

Atualmente, há uma grande variedade de produtos disponíveis para esse público. O acesso a esses alimentos também se tornou mais fácil e os preços mais acessíveis devido ao aumento do consumo. Entre as razões para o crescimento desse público estão a demanda por produtos mais sustentáveis, a preocupação com o bem-estar animal e a busca por uma dieta mais saudável, tendência que se intensificou durante a pandemia.

Para atender a essa demanda, surgiram lojas especializadas nesse segmento, já que a oferta desses produtos nos mercados tradicionais ainda é limitada. A Bio Mundo é uma dessas empresas que se destacou no mercado, oferecendo uma ampla variedade de produtos saudáveis e acessíveis em suas unidades pelo Brasil.

"Com o objetivo de atender diferentes públicos e necessidades, a Bio Mundo foi criada. Nossas lojas possuem o portfólio mais completo para proporcionar saúde, bem-estar e acessibilidade a todos, com uma variedade de produtos que inclui opções diet, light, integrais, veganas, funcionais, sem glúten, sem lactose, suplementos vitamínicos e esportivos. Temos mais de 3 mil produtos em prateleira e mais de 300 itens a granel", explica Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo.

A disponibilidade e acessibilidade desses produtos são essenciais para montar um cardápio nutritivo e saboroso. Nem todos os mercados oferecem facilmente esses itens e, muitas vezes, a busca por um simples leite vegetal pode tornar a experiência de cozinhar menos satisfatória.

Na Bio Mundo, essa busca se torna mais fácil, pois a loja concentra uma grande variedade de produtos em um só lugar. Entre os destaques estão os suplementos veganos, proteínas à base de soja, ervilha e arroz, macarrão de grão de bico e produtos a granel, como castanhas, amêndoas, farinhas, temperos e cereais. Alimentos como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são boas opções para substituir a carne de forma eficiente, pois são ricos em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

"Cozinhar em casa é um hábito comum entre os brasileiros, por isso é importante que esses produtos estejam cada vez mais acessíveis nas prateleiras. Isso irá beneficiar tanto aqueles que já adotaram esse estilo de vida quanto aqueles que estão pensando em entrar nesse novo universo. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis", conclui Edmar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp