Saúde

BNews Summer: confira dicas de como deixar o abdômen trincado

Pexels / Pixabay
Nesta matéria, vamos abordar como a musculação e a dieta podem ser aliadas para deixar o abdômen trincado  |   Bnews - Divulgação Pexels / Pixabay

Publicado em 02/03/2023, às 06h00   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Ter um abdômen definido é um objetivo comum para muitas pessoas que praticam musculação e seguem uma dieta saudável. No entanto, alcançar esse objetivo pode ser desafiador e requer disciplina, persistência e conhecimento. Nesta matéria, vamos abordar como a musculação e a dieta podem ser aliadas para ajudar a definir o abdômen.

Para definir o abdômen, é importante seguir uma dieta equilibrada e saudável, que inclua alimentos ricos em proteínas, carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. É recomendável consumir alimentos naturais e minimamente processados, evitar alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras trans.

Dois outros fatores, além da dieta, são muito importantes para ter um abdômen trincado: musculação e descanso. A dieta aliada a musculação e um descanso adequado é determinante para obter os resultados desejados. 

.

Diante das dúvidas acerca de como definir o abdômen, a equipe do BNews conversou com o profissional de Educação Física e Nutricionista da Alpha Fitness, Bruno França: "Ter o abdômen definido é o sonho de muita gente, mas é preciso ralar bastante para torná-lo realidade. Principalmente quando a estética está aliada à saúde", afirmou. 

Segundo o educador físico, a maior parte dos clientes dos clientes que passam pelas unidades da Alpha buscam a definição abdominal: "Mais de 80% dos clientes que procuram nossas unidades vem com esse apelo de reduzir a gordura da região do abdômen".

"A alimentação, o treino e o descanso, são os alicerces primordiais para tornar esse desejo realidade. Déficit calórico, musculação, atividade aeróbica e um sono de qualidade, são os principais passos para deixar a barriguinha com seus gominhos bem na fita", revelou o nutricionista



,



Ele ainda frisou que existem outros meios que podem ajudar a agilizar o processo, além desse 'tripé' já estabelecido, como por exemplo, a ingestão de água. "A simples ação de beber água adequadamente todos os dias auxilia na diminuição da retenção líquida (um dos principais culpados da incômoda gordura abdominal)'', comentou. 

Bruno também frisou que o estresse é um dos principais inimigos das pessoas que querem definir o abdômen: "Segundo um estudo realizado pela Universidade de Yale, essa condição pode elevar o acúmulo de gordura nessa região, por gerar o desequilíbrio do cortisol (hormônio bem conhecido no ramo da atividade física)".

Para entender melhor como o processo funciona, a reportagem do BNews falou com Willian Jardim, que passou por uma mudança de vida crucial, mostrando resultados impressionantes, ao conciliar todos estes fatores. Will, como também é conhecido, revelou que sempre fez atividades físicas desde muito novo, mas que sempre foi 'gordinho'.

Ele comentou que em 2020, no meio da pandemia, período que esteve mais acima do peso na vida, resolveu fazer um desafio junto com seu parceiro Coach Rubens, profissional renomado no meio da musculação.

Durante o processo, Will perdeu 15,4 kg em oito semanas, trabalhando com muitos aeróbicos e treinamentos, mas não buscando hipertrofia ou definição muscular. "A ideia inicial era apenas perder peso, sem buscar por estética corporal ou hipertrofia, mas eu acabei gostando muito do processo e não parei mais", afirmou. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ele ainda ressaltou que para iniciar um processo de transformação três coisas são fundamentais: A disciplina seletiva, pois o ser humano não se desenvolveu para ser disciplinado em todas as áreas da vida e errar é normal; a motivação, que vem normalmente com resultados e a rotina, que facilita a jornada. 

.

Will contou à reportagem o que ele fez para definir o abdômen durante todo o processo de transformação que passou, mas salientou que não é profissional de educação física e que as pessoas são diferentes, ou seja, é sempre importante procurar alguém que tenha propriedade para te auxiliar.

"A premissa para se ter um abdômen definido é entender que a pessoa precisa diminuir a gordura, a retenção líquida e enrijecer a musculatura da região e para isso, o treino e a dieta são essenciais. "Eu realizava exercícios abdominais em dias alternados da semana, dia sim e dia não, diferente de outros grupos musculares, que precisam de maior tempo de descanso", disse. 

Segundo ele, também é importante trabalhar todas as partes do seu abdômen e não ficar só no básico: "Vejo muitas pessoas realizando apenas um movimento de abdômen. Para buscar uma musculatura forte, é necessário realizar movimentos para a parte lateral, infra, que é a área mais embaixo, e de estabilização, como a prancha. Além de também utilizar cargas, é claro". 

.

Aliada à musculação, a dieta em um processo de déficit calórico é o que vai "definir" o abdômen da pessoa, pois a musculatura já está hipertrofiada, agora só é preciso tirar a gordura e retenção da região abdominal, já que é isso que vai deixar seu "tanquinho" a mostra. 

Will comentou que muitas pessoas  costumam confundir  perda de peso com emagrecimento: "Se eu ficar sem tomar água durante um dia ou fazer uma dieta restritiva, eu vou perder peso, mas não vou perder gordura. Nós só perdemos gordura se estivermos em uma dieta de déficit calórico, diminuindo as calorias, mas mantendo uma boa alimentação". 

O público geral gostaria muito de saber como trincar o abdômen em um mês, mas essa possibilidade é praticamente impossível. A constância na prática da atividade física, congruente com hábitos alimentares saudáveis, boas noites de sono e ter uma vida um pouco menos estressante, é determinante.

Pular etapas não irá acelerar o processo, quem sabe ainda lhe gerará atraso. Realizar treinos extremamente volumosos e com intensidade alta, fazer um déficit calórico muito grande, exceder o uso de estimulantes para se manter em atividade por mais tempo, poderão trazer sérios problemas a sua saúde e qualidade das suas atividade diárias normais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp