Saúde

Bnews Summer: Especialista alerta sobre bronzeamento artificial

Reprodução/ Redes sociais
Métodos de bronzeamento artificial são condenados por dermatologistas.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 11/01/2024, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

O bronzeamento artificial virou algo rotineiro na vida de muitas mulheres. A técnica de bronze através de câmara foi proibida pela Anvisa em 2009, mas outras técnicas surgiram como o uso de fitas, de jato e paredão de luz. Ao Bnews, a dermatologista Tais Valverde deu detalhes sobre a proibição.

“A Anvisa desde 2009 proibiu o bronzeamento com câmaras, essas câmaras emitem uma radiação ultravioleta A e está associado ao aumento do câncer de pele, além de outras consequências como o envelhecimento e piora de manchas”, afirmou Tais.

Ao descrever um dos métodos existentes, ela alertou sobre o bronzeamento que é feito em clinicas e mencionou o cuidado que quem faz uso do procedimento deve ter, em verificar se os produtos utilizados são liberados pela Anvisa. 

“Existem outros métodos, os autobronzeadores, que são aquelas substâncias que aplica no corpo, substâncias de uso tópico, para promover o aumento da pigmentação. Existem também aqueles a jato, que através de um borrifador se aplica também um pigmento que é depositado na pele, que geralmente é realizado em clínicas. Tem que ter um cuidado maior e ver se esses produtos possuem liberação da Anvisa”, declarou a dermatologista.

Por fim, Tais revelou que qualquer procedimento que tenha exposição ao sol é condenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo ela, o motivo é o fato de que a longo prazo, o fator de risco ligado ao câncer de pele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp