Saúde

BNews Verão: Oftalmologista lista principais cuidados para a saúde dos olhos durante a estação

Vagner Souza/Arquivo BNews
O oftalmologista Moacyr Freitas listou alguns cuidados para não ficar com aqueles olhos vermelhos e irritados no final do dia  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 30/12/2021, às 12h37   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O verão começou oficialmente no último dia 21 e para muitos é a hora de preparar as malas para as viagens de férias. Mas, atenção! Além dos trajes de praia e protetor solar é necessário também se preocupar com os olhos. Nessa estação as pessoas ficam mais expostas as luzes solares, águas de piscina e do mar e estão mais propícias a adquirirem alguns problemas oculares.

Em entrevista ao BNews, o oftalmologista Moacyr Freitas listou alguns cuidados fundamentais para não ficar com aqueles olhos vermelhos e irritados no final do dia. As orientações alertam também para evitar infecções, como a conjuntivite.

De acordo com o médico, a principal dica é o uso dos óculos de sol com proteção UVA e UVB. Mas, nada de usar aqueles de camelô. "Além da proteção inadequada eles são mais frágeis e podem causar acidentes com a quebra deles, principalmente em crianças", alerta Freitas.

Outro cuidado que se deve ter é em relação aos protetores solares. O produto utilizado precisa ser próprio para face e é preciso evitar o contato com os olhos. "Ele é irritativo a conjuntiva dos olhos que é aquela parte branca do olho. Causando sinais e sintomas de conjuntivite, mas não infecciosas e sim a química", afirma o oftalmologista.

Veja também:

A hidratação também é importante, segundo o médico. "Beba bastante líquidos. Nossos olhos produzem lágrimas e precisam o tempo todo estar lubrificados. A água faz bem para os olhos e para o corpo, principalmente no verão que é um período de muito calor", lembra.

Já para quem gosta de ficar por muito tempo no mar ou na piscina: "Evite ficar muito tempo de olhos abertos dentro da água. Ela pode ser irritativa aos olhos e causar desconforto de sensação de areia, ardência, coceira e vermelhidão", ressalta o médico.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp