Saúde

Camisinha saiu de moda? Veja o que dizem os especialistas

Reprodução Freepik
Estudo indica que a queda no uso do preservativo ultrapassou 10%  |   Bnews - Divulgação Reprodução Freepik

Publicado em 31/08/2022, às 15h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O uso de preservativo no Brasil, tanto feminino quanto masculino, vem em crescente queda ao longo dos anos. Estudos realizados entre 2009 e 2019 mostram que o número de pessoas que não usaram preservativo na última relação sexual caiu de 72,5% para 59%. Entre as mulheres, a queda foi de 69,1% para 53,5% e, entre os homens de 74,1% para 62,8%, segundo o estudo experimental da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE).

Especialistas reunidos no programa SEXterapia, da UOL, explicaram qual seriam os motivos desta queda brusca nas duas fases da vida sexual. Segundo o psiquiatra Jairo Bouer, entre os mais jovens, que estão no começo da ‘carreira sexual’, o processo do uso da camisinha aumenta a ansiedade e a insegurança.

“O preservativo entra como um obstáculo a mais na cabeça do homem jovem, no meio de tanta preocupação, no meio de tanta pressa tem que parar para por o preservativo, ouvimos muitas queixas sobre isso no consultório”, afirma.

Já no caso dos homens mais velhos, o psiquiatra afirma que a resistência ao uso da proteção seria a ligação com o agravamento da disfunção erétil. “Os homens mais velhos têm uma eventual dificuldade a mais por conta de alguns problemas hormonais e mentais”, explica.

No caso das mulheres se instaura um imaginário de fidelidade e compromisso. Elas se colocam no lugar de únicas parceiras e se entregam independente da idade a essa alimentação do ego, que pode as levar para um lugar de extrema vulnerabilidade.

O uso da camisinha é um empecilho criado pelo imaginário das pessoas e pode estar presente em qualquer fase da vida.

Um dos casos exemplo do programa foi de um ouvinte que havia voltado a vida de solteiro e não conseguia voltar a usar preservativo, com relação a isso o psiquiatra afirma que essa adaptação à camisinha é apenas mais uma de várias das quais o homem passará em sua nova vida de solteiro e aconselha a ele e a todos os outros homens incluírem o preservativo como parte do jogo erótico, para deixar essa etapa do sexo mais prazerosa.

A sexóloga Ana Canosa, por sua vez,  diz que essa rejeição à camisinha faz com que as pessoas experimentem menos no jogo erótico. Uma dica que ela dá para mudar isso é fazer uma espécie de "esquenta" sozinho antes do sexo com outra pessoa. "Treine na masturbação. Compre um monte de preservativo e use durante a sua prática masturbatória, para que você tenha mais segurança", sugere.

Ana diz ainda que o motivo pelo qual os homens costumam brochar na hora de usar camisinha é psicológico. "A menos que ele esteja usando um preservativo apertado, que o machuque, ou que ele não tenha nenhuma intimidade com o uso do preservativo, é muito mais psicológico", explica. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp