Saúde

Câncer de próstata: alimentos que podem salvar ou contribuir para o desenvolvimento do tumor

Reprodução/Pexels
O câncer de próstata é o tipo da doença que mais afeta a população masculina  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pexels
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 29/11/2022, às 05h00 - Atualizado às 05h00


FacebookTwitterWhatsApp

O câncer de próstata é o que mais afeta os homens e o segundo que mais mata, não mais do que o de pulmão. Aqui, no Brasil, nos últimos dois anos, 47 mil pessoas padeceram da doença e não resistiram às complicações causadas pelo tipo de tumor, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Sabe-se que a idade é o maior fator de risco, mas a alimentação também pode contribuir para o aumento das chances de desenvolvimento da doença. Há aqueles alimentos que se consumido em maior ou menor quantidade pode ajudar o homem a evitar ou avançar em direção à enfermidade. 

De acordo com a nutricionista clínica preventiva integrativa e oncológica, Daniela Gesteira, o cálcio, que está presente no leite e no queijo, por exemplo, pode ser um risco, se consumido em excesso.  

“Existem estudos que relacionam o consumo excessivo de cálcio e o câncer de próstata. Dietas com excesso de cálcio são uma provável causa de câncer de próstata. O excesso de ingestão de cálcio diminui a formação de 1,25 di-hidroxivitanina D3, a partir da vitamina D, aumentando a proliferação celular da próstata”, explica. 

nutrciona fala sobre alimentação e prevenção de câncer
A nutricionista dá dicas sobre alimentação e prevenção do câncer de próstata (Foto: Divulgação)

Alimentação

E para fugir desse tipo de câncer que, neste ano, deve afetar mais de 46 mil homens, segundo projeção do Ministério da Saúde, o ideal, lembra a nutricionista, é alinhar a alimentação a outras práticas saudáveis, como os exercícios diários. Se há aqueles alimentos que podem aumentar as chances do tumor, há, também, os que ajudam na prevenção.

“Gosto de falar em alimentação preventiva, rica em cereais integrais, leguminosas, legumes e verduras, rica em temperos como alho e cebola, sementes e grãos germinados. Esse é o tipo de alimentação que devemos manter para prevenir não somente o câncer, mas como outras doenças”, continua a nutricionista.

Ainda segundo Gesteira, cada alimento possui um composto bioativo que colabora com o melhor funcionamento do organismo e alguns até induzem a morte de células cancerosas. 

“Um desses compostos bioativos é o licopeno, que está presente no tomate. E para aumentar a biodisponibilidade dessa substância na sua ingestão, existe uma dica ótima que é aquecê-lo. Ou seja, para pacientes com câncer de próstata ou que estão fazendo uma dieta preventiva, a preferência é comê-lo cozido. Assim ele libera maior quantidade de licopeno”, finaliza a profissional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp