Saúde

Câncer de próstata: descubra qual a rotina sexual mínima para evitar a doença

Reprodução/ Sociedade Brasieira de Cirurgia Oncológica
Homens em idade adulta que mantiveram uma maior frequência ejaculatória são menos propensos a ter o câncer de próstata, diz médica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Sociedade Brasieira de Cirurgia Oncológica

Publicado em 11/08/2023, às 06h30   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabia que “manter uma frequência mínima de ejaculações é fundamental para evitar o desenvolvimento do câncer de próstata”? Isso é o que diz a Epidemiologista da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, Jennifer Rider.

A médica, que é a autora principal de um estudo sobre a doença, concedeu uma entrevista ao jornal The Sun, que foi publicada nesta quinta-feira (10/8). A pesquisa, realizada por ela, analisou 31 mil homens dos Estados Unidos entre 1992 e 2010, para estabelecer exatamente qual a quantidade mínima de rotina sexual para que os homens pudessem evitar o desenvolvimento da doença.

“Homens em idade adulta que mantiveram uma maior frequência ejaculatória são menos propensos a ter o câncer”, revela a médica. Segundo a pesquisa, os homens acima de 21 anos relatam ejacular, em média, de quatro a sete vezes por mês. No entanto, quem manteve uma frequência maior de orgasmos, com 21 vezes ao mês, teve 50% menos de chances de ter câncer de próstata.

Entretanto, a pesquisa revela que esse número é maior que o mínimo recomendado para prevenção, de modo que 13 vezes ao mês seria a quantidade necessária para evitar a doença. O grupo que conseguiu passar dessa com média corresponde a 57% dos que têm entre 20 e 29 anos, sendo que com o avançar da idade, essa estimativa cai para 32%, entre homens de 40 a 49 anos.

A médica explica que é preciso manter uma boa quantidade de ejaculações para que seja possível eliminar as secreções potencialmente cancerígenas, que de acordo com a pesquisa, se acumulam nos dutos do aparelho reprodutor.

Mas vale lembrar que para desenvolver o câncer de próstata há ainda outros fatores que devem ser considerados como idade avançada, excesso de peso, tabagismo, alimentação e genética.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp