Saúde

Cantora famosa revela diagnóstico de doença rara e incurável

Imagem Cantora famosa revela diagnóstico de doença rara e incurável
A revelação da cantora Céline Dion aconteceu nesta quinta-feira (8), por meio de uma publicação no Instagram  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/12/2022, às 12h33   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A cantora canadense Céline Dionestá com uma doença rara e incurável. É o que ela contou, por meio de publicações, aos seus mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, nesta quinta-feira (8). Segundo a artista, o nome da doença é síndrome da pessoa rígida (SPR), responsável por tensionar seus músculos, o que pode tornar a pessoa uma "estátua humana" mediante avanço em sua progressão.

“Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar meus desafios e falar sobre tudo o que tenho passado. Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta uma pessoa em 1 milhão”, contou Céline nas redes sociais. 

De modo geral, os pacientes com essa doença não possuem a capacidade de andar e falar. Contudo, existem tratamentos que podem frear a transação de evolução da SPR. Acima de tudo, a cantora de 54 anos explicou que o cancelamento da turnê mundial que faria foi motivado por esta razão.

A síndrome da pessoa rígida trata-se de "uma doença muito rara que afeta apenas uma ou duas pessoas por milhão", de acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos EUA. Entre os sintomas estão “rigidez muscular progressiva e espasmos dolorosos" que podem ser provocados por razões variadas, como o "movimento súbito, temperatura fria ou ruídos altos inesperados".

Além disso, o portal Yale Medicine, centro universitário da Faculdade de Medicina de Yale, também nos EUA,  relata que o trabalho dos médicos visa minimizar os sintomas com medicamentos, a exemplo de sedativos, relaxantes musculares e esteroides.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp