Saúde

Cardio ou musculação? Especialista revela qual método queima mais gordura

Ilustração / Freepik
Preparador físico afirma qual técnica queima mais gordura  |   Bnews - Divulgação Ilustração / Freepik

Publicado em 11/07/2024, às 10h33   Redação BNews



Uma dúvida que pode alcançar muitas pessoas é: exercícios cardiovasculares ou musculação causam mais perda de gordura? O preparador físico e colunista do jornal Globo, Marcio Atalla, revelou qual método é mais eficiente. 

Segundo ele, os exercícios de cardio são mais eficientes que os musculares, desenvolvidos nos aparelhos de academia, pois a gordura não é a base de energia durante a musculação. 

“A musculação vai usar o glicogênio muscular, por isso que há um descanso entre uma série e outra para repor este estoque. A gordura não é o principal substrato de energia durante a musculação”, esclareceu. 

Nas atividades aeróbias, a gordura é fonte de energia. “Nós precisamos pensar que já em repouso a gordura é usada como fonte de energia. Nos primeiros 10 segundos de um treino aeróbico, o glicogênio muscular é o combustível principal, mas você já usa cerca de 3% da gordura também. Um minuto e meio depois, essa porcentagem já sobe para 50% e depois de 3 minutos esse número já é mais de 90%”, afirmou Atalla;

Marcio destacou que quanto mais atividade aeróbica for feita, mais gordura será queimada. Além disso, a intensidade da prática também influencia na perda. Atividades como Corrida, natação e remo, que usam mais grupos musculares, ajudam no emagrecimento por apresentarem maior queima de calorias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp