Saúde

BNews Summer: Confira 10 benefícios que o treino cardio pode trazer à sua saúde

FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY
Treino cardio consiste em atividades aeróbicas que aumentam frequências cardíacas e respiratórias  |   Bnews - Divulgação FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY

Publicado em 08/01/2024, às 05h30   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Praticar exercícios físicos ajuda diretamente a saúde, além de contribuir para o nosso bem-estar e autoestima. Existem inúmeros equipamentos que conhecemos em academias que nos possibilitam elevar o ganho de massa muscular e até ajudar na perda peso, mas, uma opção que pode ser olhada com mais carinho é o treino cardio, que também traz diversos benefícios para quem busca manter o corpo em forma.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Basicamente, o treino cardio está atrelado ao cardiovascular. Ele consiste em atividades aeróbicas que aumentam as frequências cardíacas e respiratórias. No cardio, as práticas mais comuns são: caminhar, correr, andar de bicicleta, pular corda, dançar, nadar. O mais interessante, é que a maioria desses exercícios pode ser feito em praticamente qualquer lugar, como: em casa, na academia, ou, se preferir, ao ar livre, em um campo, numa praça pública ou em uma praia.

Para falar sobre o tema, o BNews entrou em contato com Luiz Evandro Andrade Dias, profissional de Educação Física e diretor técnico da Rede Alpha Fitness. O profissional listou 10 benefícios que o treino cardio pode trazer para a saúde humana.

“Os exercícios cardiovasculares fortalecem o coração, que é um músculo vital para a circulação sanguínea eficiente. À medida que o coração se fortalece, a capacidade de bombear sangue melhora, reduzindo o risco de doenças cardíacas, além disso, os treinos de cardio são aliados essenciais na gestão do peso corporal. Eles queimam calorias e ajudam a controlar o apetite, tornando-se uma ferramenta valiosa para quem busca emagrecer ou manter um peso saudável”, disse o profissional.

Luiz ainda reitera a existência de benefícios que contribuem significativamente para a saúde emocional. “Esses exercícios também promovem a saúde mental, liberando endorfinas, hormônios do prazer e bem estar reduzindo o estresse. A prática regular pode ser uma estratégia eficaz contra a ansiedade e a depressão”, enalteceu o educador físico.

O educador físico relembra a diversidade do público que pode ser alcançado para praticar o treino cardio. “Destacamos que os treinos de cardio são adaptáveis e acessíveis a diversos públicos. Seja caminhando no parque, dançando em casa ou nadando, é possível encontrar uma atividade que se encaixe no seu gosto e estilo de vida e aqui na rede alpha fitness temos diversas opções para você que busca por esse tipo de treinamento como aulas de fitdance, zumba, aulas de spinning, jump e contamos com equipamentos de última geração como esteiras, bikes, elípticos, simulador de escada e remo e um time preparado para te receber”, completou Luiz Evandro.

CONFIRA 10 BENEFÍCIOS DO CARDIO:

  • Fortalecimento do Coração;
  • Controle do Peso Corporal;
  • Melhoria da Saúde Mental;
  • Aumento da Resistência Física;
  • Melhoria da Circulação Sanguínea;
  • Oxigenação Eficiente dos Tecidos;
  • Promoção da Qualidade do Sono;
  • Redução do Estresse e da Ansiedade;
  • Prevenção de Doenças Cardíacas;
  • Adaptabilidade e Acessibilidade

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp