Saúde

Produtos de plásticos são encontrados em comida do McDonald's e Burger King

Reprodução/Pixabay
79% das amostras de alimentos continham bisfenol A (BPA), produto químico derivado do plástico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 05/01/2024, às 13h40   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A Consumer Reports, uma associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos, descobriu a presença generalizada de plásticos em uma variedade de alimentos vendidos no país, inclusive, em redes de fast-food como McDonald's e Burger King. Não foram realizados estudos nas redes de fast-food brasileiras. As informações são do O Globo.

De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (4), a associação constatou que 84 dos 85 alimentos de supermercado e fast-food testados recentemente continham ftalatos, que são plastificantes conhecidos, usados para tornar o plástico mais resistente. Em muitos alimentos, os níveis de ftalatos foram considerados elevados e, segundo a associação, esses níveis não dependem do tipo de embalagem ou do tipo específico de alimento.

Por exemplo, foram encontrados níveis elevados de ftalatos em hambúrgueres, nuggets e batatas fritas, ou em suas embalagens, em grandes redes de fast-food como Wendy's, Burger King e McDonald's. No entanto, a associação afirmou que nenhum dos níveis de ftalato excedeu os limites estabelecidos pelas agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa.

Segundo análise realizada, foi constatado que 79% das amostras de alimentos continham bisfenol A (BPA), produto químico derivado do plástico.

De acordo com a Consumer Reports, o problema reside no fato de que existem diversas formas pelas quais esses produtos químicos entram em nosso organismo. Inicialmente, os esforços para limitar a exposição a eles focaram nas embalagens, porém, sabe-se agora que os ftalatos, por exemplo, também podem penetrar nos alimentos durante o processamento, provenientes de tubos, correias transportadoras e luvas utilizadas nessa etapa. Eles podem até mesmo ser absorvidos pela carne e pelos produtos através de água e solo contaminados.

POSSÍVEIS PROBLEMAS DE SAÚDE

Os ftalatos e bisfenóis são produtos químicos derivados do plástico que podem afetar a saúde humana de diversas maneiras. Por exemplo, eles podem interferir na produção e regulação de hormônios, como o estrogênio, aumentando o risco de problemas de saúde, tais como danos congênitos, câncer, diabetes, infertilidade, parto prematuro, problemas de desenvolvimento neurológico, obesidade e outras condições diversas. É importante ressaltar que esses problemas normalmente se desenvolvem ao longo de décadas.

A situação é que esses problemas normalmente se desenvolvem lentamente, ao longo de décadas.

"Ao contrário de um acidente de avião, onde todos morrem ao mesmo tempo, as pessoas que morrem por causa disso morrem ao longo de muitos anos.", disse  o pediatra e diretor do Programa para a Saúde Pública Global e o Bem Comum do Boston College, Philip Landrigan, em comunicado.

Outra preocupação é que esses produtos químicos não podem ser completamente evitados, e seus efeitos colaterais podem se acumular ao longo do tempo. Portanto, a exposição contínua, mesmo em quantidades muito pequenas, pode aumentar os riscos para a saúde.

Além disso, embora o corpo humano seja capaz de eliminar bisfenóis e ftalatos eficientemente, a exposição constante a essas substâncias significa que elas entram em nosso sangue e tecidos tão rapidamente quanto são eliminadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp