Saúde

Cerveja gelada pode não ser a melhor opção em meio à onda de calor

Reprodução/Pexels
Especialistas dizem que o ideal é abrir mão do consumo de bebidas alcoólicas e optar por líquidos hidratantes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pexels

Publicado em 17/11/2023, às 11h40   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio ao sol quente e as temperaturas elevadas que afetam boa parte do Brasil, muitos recorrem à cerveja gelada para se refrescar. Porém, segundo especialistas, esta não é a melhor opção para suportar o calor. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O álcool é conhecido por ser um poderoso diurético, ou seja, intensifica a produção de urina e a perda de líquidos. Tecnicamente, é importante lembrar que o álcool, tanto de bebidas fermentadas como de destiladas, diminui a vasopressina, que é um famoso hormônio antidiurético (ADH).


Segundo o médico Luis Fernando Penna, clínico geral e líder do pronto-atendimento do Hospital Sírio-Libanês, uma vez que a vasopressina é responsável pela reabsorção de água no sistema digestivo, reduzir sua quantidade não é a solução ideal para enfrentar o calor intenso destes últimos dias.


"Por isso o aumento da diurese [secreção de urina] após consumo de álcool. E isto explica também a 'ressaca alcoólica' do dia seguinte, puramente, desidratação. Em dias de calor este processo de desidratação piora, aumentando os sintomas", alertou Penna.


E quanto maior o teor alcoólico, maior a diminuição na produção de ADH. Nesse sentido, aguardentes como gim, rum, tequila, vodka e cachaça são consideradas as principais vilãs desse cenário.


Penna, porém ressalta que devido ao alto teor alcoólico dessas bebidas, muitas vezes, as pessoas limitam seu consumo devido à rápida ocorrência de sintomas de embriaguez.


Em dias de muito calor, o ideal é abrir mão do consumo de bebidas alcoólicas e optar por líquidos hidratantes, como água e isotônicos. A quantidade diária recomendada de água para adultos varia conforme o peso e o estilo de vida, considerando fatores como a intensidade das atividades físicas. Em geral, a média é de 2 litros. "Água de coco e sucos de diversas frutas diferentes são opções deliciosas", diz Elisa Rinaldi Nunes, médica nefrologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Mas, para aqueles que preferem não abrir mão de um copo de cerveja em um dia de lazer, não há motivo para preocupação.


Outras dicas para enfrentar o calorão de forma geral:


Dormir com janelas abertas, arejando o ambiente: isso favorece a circulação do ar, mantendo o local fresco; Utilizar roupas e roupas de cama adequadas e leves: isso evita o aumento excessivo da temperatura corporal, proporcionando conforto durante o sono; Tomar um banho mais frio antes de deitar: algo que também ajuda a reduzir a temperatura do corpo, facilitando a transição para o sono; Aplicar soro fisiológico no nariz: contribui para a hidratação da mucosa nasal; Evitar praticar exercícios físicos das 11h às 17h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp