Saúde

Cientistas criam teste de sangue caseiro que pode detectar Alzheimer

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Similar a testes de diabetes, a ferramenta pode detectar o Alzheimer apenas com um furo no dedo  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 10/09/2023, às 16h47   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Doença crônica, o Alzheimer pode ser detectado através de um novo método. Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveram uma ferramenta que analisa pequenas moléculas do sangue para detectar problemas de saúde e doenças.

Similar a testes de diabetes, a ferramenta pode detectar o Alzheimer apenas com um furo no dedo através de uma agulha, de acordo com os pesquisadores. O teste mede os níveis da proteína tau, encontrada em grandes quantidades no cérebro de pacientes que têm a patologia.

Segundo estudos anteriores, medir os níveis da proteína pode ajudar a prever o início e a progressão da doença. Desenvolvido pela empresa Attomarker, o teste requer apenas 10 microlitros de sangue, 3.000 vezes menos do que os 30 ml de sangue geralmente necessários para exames de rotina.

Especialistas também citam como vantagem a questão do preço: o teste está sendo projetado para ser vendido entre 10 a 15 euros, o que equivale a R$50 e R$ 80, respectivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp