Saúde

Coletivo de mulheres se une contra o fechamento do CPN da Mansão do Caminho

Reprodução/Google Street View
O CPN encerrou as atividades de parto após reunião com a Sesab  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 14/09/2023, às 11h14   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Um coletivo de mulheres se uniu para fazer uma mobilização contra o fechamento do Centro de Parto Natural Marieta de Souza Pereira, localizado na Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador.

O anúncio do interrompimento dos partos foi feito na semana passada, em comunicado oficial emitido pela Mansão do Caminho. Segundo a instituição, o motivo para o encerramento deste serviço é a baixa procura no atendimento e a defasagem no valor da verba repassada. O contrato vigente possui o mesmo valor há 12 anos,

A enfermeira obstétrica que pertence ao Coletivo SobreParto, Tanila Amorim, ressalta que é preciso uma atualização da portaria que regulamenta o repasse de verba federal do Ministério da Saúde para a manutenção dos CPN's, que estão com mesmo valor desde 2015 e uma reformulação do contrato, que daria uma sobrevida financeira à unidade.

"Nós temos um modelo de CPN diferente do que existe na maior parte do Brasil, pois é fora de um hospital, tem um peso diferenciado", pontuou Tanila. "É preciso pensar na requalificação financeira, o valor pago hoje é o mesmo de 12 anos atrás, não tem como. O valor de R$ 100 mil, se corrigido hoje, teria cerca de R$ 400 mil. Isso pagaria todos os custos e ainda sobraria dinheiro", acrescentou Flávia Chaves, coordenadora médica da Mansão do Caminho.

Damiana Santos, responsável pela coordenação da Enfermagem da unidade, diz ainda que balizar o trabalho do CPN da Mansão do Caminho pela quantidade de partos é reduzir um serviço muito mais amplo oferecido às pacientes, profissionais e toda a sociedade, além de ter o indicador zero de morte materna, enquanto esse índice tem aumentado assustadoramente nos últimos anos.

"Somos uma unidade formadora de enfermeiras obstetras, o nosso cunho é dar essa visibilidade também a essa categoria profissional com a autonomia para fazer todos os atendimentos da entrada, da admissão à alta do paciente. Nós formamos médicos obstetras, neonatologistas, formação de doulas também, sempre prestando uma assistência contra a violência obstétrica. Então a gente faz todo esse processo junto também à atenção básica, na qualificação dos profissionais da atenção básica que realiza a assistência ao pré-natal, inclusive vêm pessoas de fora do Estado para se qualificar com a gente, como referência", complementou.

Atualmente o CPN da Mansão do Caminho tem uma infraestrutura de qualidade, com quartos individuais, banheiros privativos, varandas, espaços para assistência de trabalho de parto, parto e o pós-parto, além de uma área reservada para familiares da parturiente.

O CPN é destaque na área da pesquisa, se tornando uma das referências no Brasil e participando do inquérito Nascer Brasil em Casas de Parto, pesquisa que ainda está em fase de análise. Segundo Amorim, este estudo vai medir a qualidade da assistência prestada pelo CPN.

"É um dos nossos apelos para conseguir mostrar o que é o CPN a nível nacional, com uma pesquisa que não objetiva apenas medir o quantitativo de partos realizados ali, mas sim medir a qualidade dessa assistência", assegurou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp