Saúde

Confira 4 exercícios físicos que você pode fazer em casa

Ilustrativa// Przemysław Trojan/Pixabay
Um personal trainer contou para o Bnews os melhores exercícios para fazer em casa  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa// Przemysław Trojan/Pixabay

Publicado em 20/11/2023, às 06h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a nossa saúde. Sejam eles físicos, fisiológicos e sociais. É o que diz o personal trainer, Abraão Cordeiro, ao BNews.

“Esses benefícios podem ser classificados como melhora da parte física, que é o emagrecimento, alívio das dores e das celulites. O fisiológico que é a melhora do funcionamento do organismo. Melhora da qualidade do sono, dos níveis de pressão arterial e níveis de açúcar e a parte social, que para algumas pessoas a prática regular de atividade física se faz importante na socialização das pessoas, principalmente os idosos”, disse o profissional de educação física. 

 Porém, no Brasil, a população não faz essa prática regularmente. Segundo dados de uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas.

Para tentar começar a fazer atividades físicas, uma ideia interessante seria fazer exercícios em casa. Por isso, Abraão Cordeiro contou para a reportagem os melhores exercícios para fazer em sua residência. Confira: 

1 - Agachamento 

Segundo o personal trainer, o agachamento é “um exercício multiarticular muito importante para o ganho de força. Trabalha os músculos dos membros inferiores de uma forma bem completa, fortalece o core ( abdômen, glúteo e músculos estabilizadores do quadril)”.  

Ele ainda disse como executar esse movimento. “Mantenha os pés na abertura do ombro, mantenha a postura ereta e agache na sua amplitude máxima de movimento sem tirar o calcanhar do chão e mantendo o abdômen contraído”.

2- Elevação do quadril 

“Excelente exercício para trabalhar a musculatura da lombar, glúteo e excelente exercício para estabilização da musculatura do quadril”, sinaliza Abraão. 

E, para executar o movimento, é necessário “ficar deitado (a) barriga para cima, mantenha as pernas flexionadas na abertura do quadril e eleve o quadril para cima, retirando glúteo do solo elevando ao máximo e depois desça para posição inicial”, ressaltou.

3 Abdômen 

De acordo com o personal trainer, “o abdômen é uma musculatura subdividida em 3 porções: Abdominal reto, infra e oblíquo e eles são os responsáveis por manter a nossa postura. Um abdômen fortalecido te proporciona uma coluna blindada”.

E, para ser feito, é preciso "ficar deitado de barriga para cima, pernas flexionadas e as mãos atrás da cabeça". "Você irá realizar uma flexão e extensão do tronco em Sua amplitude máxima respeitando seus níveis de condicionamento físico", ressaltou.

4- Polichinelo 

Abraão ressaltou que esses "exercícios melhoram a sua capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora e condicionamento físico".

Para ser executado corretamente, é necessário "afastar as pernas com os pés apontados levemente para fora, abrir e erguer os braços de forma sincronizada com as pernas e, por fim, aumentar o ritmo de acordo com a sua condição física".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp