Saúde

Conheça 7 maneiras para conseguir dormir bem nesse calor

Ilustrativa /Imagem de Claudio_Scott por Pixabay
Altas temperaturas podem prejudicar o bom sono, mas existem maneiras a serem adotadas para ter um bom repouso no forte calor  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa /Imagem de Claudio_Scott por Pixabay

Publicado em 19/11/2023, às 06h30   Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

O bom sono está completamente ligado a uma boa qualidade de vida. Com o verão se aproximando, o sono de muitas pessoas pode acabar sendo afetado devido ao grande calor, com altas temperaturas. Especialistas apontam que adultos precisam dormir de 7 a 8 horas por dia, em horários regulares para ter uma boa noite de repouso, existem maneiras que podem ser adotadas durante a nova estação do ano que está se aproximando para que as boas horas de descanso não sejam afetadas.

O sono se trata de uma necessidade básica de todo ser humano, quando realizado de maneira ideal, o bom repouso evita o estresse, promove o bem-estar geral, ajuda na criatividade, além de contribuir para diversas funções cognitivas.

O BNews entrou em contato com o médico clínico-geral Edvaldo Alves Barros (CRM-BA 4128), que falou sobre as principais dificuldades de se ter um sono de qualidade no verão. “O calor dilata os vasos sanguíneos principalmente os do cérebro, devido a isso aumenta a sudorese o que prejudica a capacidade de adormecer, ficando o nosso corpo em alerta e cansado.”

O profissional ainda diz que “dormir bem é o que almejamos para que tenhamos boa qualidade de vida. E durante o verão e com as altas temperaturas o nosso sono pode ser prejudicado se não tomarmos alguns cuidados.”

Por isso, o BNews pediu para que o médico Edvaldo Barros listasse sete maneiras de como dormir bem nesta forte onda de calor, confira:

1- Devemos nos hidratar adequadamente, manter o corpo hidratado é fundamental para uma boa noite de sono;

2- Usar ar-condicionado ou ventilador;

3- Utilizar roupas leves para dormir;

4- Evitar exercícios físicos antes de ir para a cama;

5- Tomar banho antes de dormir é uma boa maneira de aliviar o calor antes de ir para cama;

6- Desligar todas as luzes, porque as luzes acabam aumentando o calor;

7- Se alimente de comidas leves antes de ir para a cama, comidas pesadas deixam o nosso organismo em alerta dificultando o sono e aumentando a temperatura do nosso corpo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp