Saúde

Conheça os sete benefícios que a corrida pode proporcionar a sua saúde

Ilustrativa/ Pixabay
A corrida pode garantir uma boa qualidade de vida para a população  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Pixabay
Franciely Gomes

por Franciely Gomes

[email protected]

Publicado em 18/11/2023, às 06h10


FacebookTwitterWhatsApp

A atividade física tem o poder de restaurar a saúde e aumentar a qualidade de vida. Segundo dados da Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), cerca de 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses.

Dentre estes exercícios está a corrida, que é uma atividade que promove a ação dos membros inferiores e ajuda a trazer mais energia e bombear o sangue para todo o corpo. Em conversa com a reportagem do BNews, o cardiologista Paulo Lobo listou os sete benefícios da corrida para a saúde. 

Confira:

  1. Aumento da expectativa de vida
  2. Redução ou manutenção do peso 
  3. Redução e controle da pressão arterial 
  4. Fortalece os músculos, ossos e articulações 
  5. Melhora o sono 
  6. Reduz de forma importante o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e diversos tipos de cânceres, de forma comprovada
  7. Ajuda muito nos quadros ansiosos e depressivos, mostrando o seu valor para manter boa saúde mental

O médico ainda ressaltou que a corrida pode ser praticada por todas as idades, adaptando a atividade da melhor forma para a vida de cada indivíduo. “De 5 a 12 anos, os treinos de corrida precisam normalmente ser mais curtos com ritmo mais leve (1 Km). A partir dos 12 anos, já podemos aumentar um pouco a intensidade”, disse.

“Depois dos 14 anos , de forma geral, podem fazer corridas de até 5 Km (não competitivo). Se o objetivo é participar de algum evento competitivo é recomendado passar por uma avaliação cardiológica antes”, explicou.

“Em relação aos adultos e idosos, caso possuam alguma condição de saúde específica, o ideal é que a corrida (nas situações em que não são contra-indicadas) seja realizada sob supervisão profissional”, concluiu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp