Saúde

Consumir bebida alcoólica atrapalha o treino? veja o que diz especialista

Bence Boros/Unsplash
A bebida alcoólica é, por vezes, considerada uma vilão para quem quer emagrecer ou mesmo para aqueles que têm uma rotina de exercícios  |   Bnews - Divulgação Bence Boros/Unsplash

Publicado em 06/12/2022, às 17h39   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A bebida alcoólica costuma ser associada a prejuízos a saúde, sendo, muitas vezes julgada como o fator ‘destruidor’ de dietas e daqueles que possuem uma rotina de exercícios. Mas será que aquela cervejinha no final de semana prejudica o treino? Segundo o médico Pedro Andrade, depende dos objetivos.

“Para quem busca uma composição corporal saudável, com percentual de gordura intermediário (próximo a 20% de gordura), é possível consumir bebida alcóolica junto ao treino e alimentação equilibrada. Para quem busca maior definição muscular, um percentual de gordura reduzido (mais próximo a 10% de gordura), é necessário fazer escolhas e evitar ao máximo o consumo de bebida alcóolica. Principalmente se houver o perfil genético mais desfavorável para a detoxificação e controle inflamatório”, afirmou o profissional que é pós-graduado em nutrologia, endocrinologia e envelhecimento saudável.

Em entrevista ao site Sport Life, o médico explicou que os principais efeitos para quem vai beber antes do treino são a menor disposição física e mental, menor rendimento nos treinos e perda de massa muscular. Questionado sobre qual consumo de álcool não afeta no treinamento, Andrade responde que 30 g de álcool não atrapalha, ou seja, essa quantidade é em média duas taças de vinho ou 660 ml de cerveja por semana. Agora o que não dá para definir é que a cerveja engorda.

“Não podemos afirmar que cerveja engorda sozinha, porém ela aumenta a produção de fatores inflamatórios, que favorecem o acúmulo de gordura corporal. Considerando ainda que muitas pessoas já carregam risco genético para ter menor eficiência na queima de gordura, controle inflamatório e comportamento alimentar, a cerveja pode afetar ainda mais a composição corporal”, finalizou o médico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp