Coronavírus

Covid-19 atinge 28 cidades baianas com menos de 10 mil habitantes; algumas ficam a mais de 50 km de hospitais

Divulgação/Prefeituras de Aiquara/Gongogi/Lafaiete Coutinho e Lajedo do Tabocal
Dois dos 28 municípios possuem menos de cinco mil habitantes   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeituras de Aiquara/Gongogi/Lafaiete Coutinho e Lajedo do Tabocal

Publicado em 21/05/2020, às 15h09   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de se proliferar em Salvador e outros grandes centros urbanos da Bahia, o novo coronavírus (covid-19) atingiu também pequenas cidades baianas. Dentre os 222 municípios com registros da doença, 28 possuem menos de 10 mil habitantes, de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Até esta quarta-feira (20), foram registrados mais de 11 mil casos e mais de 300 mortes no estado.

Localizada no sul do estado, Pau Brasil possui nove diagnósticos confirmados da covid-19, maior número dentre as 28 cidades. Com população estimada em 9.831 habitantes, o município registrou o primeiro caso da doença no dia 27 de abril. De acordo com a secretaria municipal da Saúde, o paciente contraiu o vírus após passar alguns dias acompanhando um familiar no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Ele recebeu a confirmação da doença após retornar ao município. Depois dele, outros oito moradores também foram infectados. O último caso foi registrado há três dias.

Em reunião virtual com o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, a prefeita de Pau Brasil, Barbara Suzete, e outros 18 gestores municipais da região relataram dificuldades diante da pandemia como o desafio de convencer as pessoas a não se aglomerarem em feiras livres, lotéricas, bancos, bares e templos religiosos. 

Distante cerca de 190 quilômetros de Pau Brasil, Gongogi também convive com o acréscimo no número de casos do coronavírus. Com 7.128 moradores, o município possui oito registros da doença.

Dois dos pacientes infectados morreram. O primeiro óbito ocorreu no dia 10 de abril. O paciente, um idoso de 71 anos, ficou internado em estado grave em um hospital filantrópico de Itabuna, mas não resistiu. Quatro dias depois, a Sesab confirmou o falecimento de uma mulher de 82 anos, também residente no município de Gongogi. A idosa possuía histórico de hipertensão e diabetes. 

Conforme o boletim divulgado pela gestão municipal, 46 casos foram notificados, no entanto, 39 deles foram descartados. Além disso, 20 pacientes são monitorados pela secretaria da Saúde da cidade. Por causa do elevado número de infectados, a prefeitura adquiriu um túnel de desinfecção  para proteger as pessoas que entram e saem da cidade.

Já em Lajedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, seis dos 8.562 moradores testaram positivo para o coronavírus. O primeiro caso foi confirmado no dia 26 de abril, uma profissional da área de saúde. De acordo com a secretaria da Saúde do município, dois pacientes são considerados curados. Por causa do avanço do vírus, a prefeitura instalou pias para higienização e totens de álcool em gel nas vias com maior movimentação de pessoas na cidade.

Lajedo do Tabocal está localizada a cerca de 60 quilômetros de Jequié, considerada epicentro da doença no sudoeste baiano, com 200 casos. 

No dia 20 de abril, os pouco mais de oito mil habitantes da pacata Morpará, que fica na região oeste, receberam a confirmação do primeiro diagnóstico da covid-19. Após isso, mais quatro morparenses - gentílico para quem nasce em Morpará - foram infectados pelo vírus. 

CIDADES COM MENOS DE CINCO MIL HABITANTES

Duas das 28 cidades, Aiquara e Lafaiete Coutinho, ambas situadas no sudoeste da Bahia, possuem menos de cinco mil habitantes: 4.446 e 3.724, respectivamente.

Em Aiquara, são três casos, o último registrado há 11 dias, conforme a Sesab. No entanto, segundo a gestão municipal, são seis o número de diagnósticos no município, sendo que cinco dos pacientes se curaram e um morreu.

Já Lafaiete Coutinho registou o único caso no último dia 12. Outros quatro casos suspeitos foram descartados. Como uma das medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde Municipal, instalou totens de álcool em gel nas Unidades de Saúde e realizou desinfecção nos prédios públicos.

Para o virologista Gúbio Soares, responsável pela descoberta do Zika Vírus no Brasil, visitas de pessoas de cidades maiores, que já possuem casos da covid-19, podem ocasionar no aparecimento de registros nos municípios pequenos.

"As pessoas saem das suas cidades para visitar os seus parentes ou amigos e acabam levando o vírus. As pessoas precisam entender que o vírus não se movimenta sozinho. Ele se movimenta através das pessoas. Muitas vezes a pessoa está contaminada e não sabe ou é assintomática ou ainda não desenvolveu a doença e leva o vírus para cidades pequenas como essas", afirma o virologista que enfatiza a importância do isolamento social.

"O isolamento social tem essa função de não deixar que o vírus circule em cidades pequenas ou cidades grandes. Esse vírus veio para educar as pessoas que precisam respeitar as instruções, leis e higiene", ressalta.

Veja a lista completa das cidades com menos de 10 mil habitantes que têm casos da covid-19:

SOCORRO DISTANTE

Em um gráfico feito pelo urbanista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo, Caio Machado, é possível verificar que os municípios de Abaíra, Barra do Rocha, Cravolândia, Gongogi, Jussuíape, Mirante, Morpará, Nova Ibiá, Pau Brasil e Potiraguá (em vermelho) estão localizadas a mais de 50 quilômetros de hospitais de referência no combate ao covid-19.

Já outro gráfico apresenta as cidades (em vermelho) que além de estarem a mais de 50 quilômetros dos hospitais de referência, estão situadas há mais de 25 km de de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento: Abaíra, Jussiape, Mirante, Morpará, Potiraguá e São Domingos.

Já o terceiro mapa mostra a distribuição do municípios com população abaixo de 10 mil habitantes com casos confirmados de Coronavírus ( em vermelho) e a rede cobertura de UPAS, Pronto Atendimentos e Hospital de referência, todos especificados no Plano de Contingência do Governo do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp