Coronavírus

Prefeitura e governo iniciam corrida para inauguração de leitos até sexta, diz Prates

Dinaldo Silva/Bnews
Com estabilização da doença, segundo secretário, parte das atividades vai voltar na sexta (24)   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Bnews

Publicado em 20/07/2020, às 07h58   Redação BNews



Salvador chegou a taxa de ocupação de 75% dos leitos adultos de UTI para Covid-19 no domingo (20), percentual aceitável para a volta de parte do comércio, na chamada primeira fase de reabertura econômica.

Para garantir que essa taxa permaneça nesse patamar, ou abaixo disso, pelos próximos cinco dias, o secretário de Municipal de Saúde, Leo Prates afirmou nesta segunda-feira (20), em entrevista à TV Bahia, que está na "corrida", junto com o governo do estado, para abrir novos leitos. 

"Estamos correndo junto com o governo para abrir novos leitos. A nossa expectativa é reduzir essa taxa para 72% ou 73% (...) Na última semana, a prefeitura abriu 30 novos leitos e, o governo, ontem, 16. Vamos abrir mais 10 nesta segunda no Hospital Sagrada Família e, o estado, 9 leitos no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova", disse Prates.

Ainda segundo ele, os indicadores mostram que a doença está no período de estabilização, o que garante segurança para o retorno das atividades de forma gradual. Na primeira fase, shoppings, centros comerciais, templos religiosos e lojas acima de 200 m² estão autorizados a abrirem as portas, cumprindo protocolo sanitário. 

"Temos acompanhado uma desaceleração na taxa de contaminação e uma estabilização na demanda de UTI. Acho que a medida está sendo feita em um momento correto (...)  Nós estamos observando uma redução de outros indicadores, como a pressão nas UPAs. Hoje amanhecemos com 9 pessoas com coronavírus para serem reguladas", completou o secretário. 

Leia também:

Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá devem ser canceladas em 2021, diz ACM Neto

Governo da Bahia contrata escritório nos EUA para reaver dinheiro de respiradores

"Bolsonaro diz que está tomando vermífugo. Isso pode matá-lo", diz Haddad

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp