Coronavírus

Cajazeiras dispara em número de denúncias de aglomeração e descumprimento de decretos em Salvador

Vagner Souza/BNews
Atualmente, o bairro é alvo de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/07/2020, às 10h11   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Alvo de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, o bairro de Cajazeiras, em Salvador, segue com um número alto de denúncias de aglomerações de pessoas e de estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos municipais. A localidade lidera a lista de pedidos de fiscalizações recebidos pela Ouvidoria da prefeitura de Salvador, responsável pelo Disque Coronavírus 160.

De acordo com a Ouvidoria até esta quarta-feira (29), o serviço recebeu 7.247 ligações com pedidos de fiscalizações em Cajazeiras. Já Pernambués ocupa a segunda colocação com 4.788 reclamações, seguido por Fazenda Grande do Retiro com 4.694 denúncias.

Desde quando foi criado, o telefone recebeu um total de 230.422 ligações. Dessas, 133.555 foram protocoladas e encaminhadas para cada órgão responsável para adoção de providências. Alta demanda de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora e estabelecimentos comerciais que descumprem o decreto são as solicitações mais demandadas.

Ainda segundo a Ouvidoria, Paripe, Liberdade, Itapuã e São Marcos também aparecem na relação dos bairros mais denunciados com 4.373, 4.283, 4.088 e 3.972 ligações, respectivamente.

Todos os outros bairros citados foram alvos de medidas restritivas da prefeitura que determinou o fechamento de estabelecimentos não essenciais, realização de testes rápidos nos moradores, além da higienização de ruas e ações de combate ao coronavírus.

Apenas em Cajazeiras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou 63 estabelecimentos comerciais na última sexta (24), primeiro dia das medidas regionalizadas mais restritivas. 

De acordo com a prefeitura, foram fechados sete estabelecimentos em Cajazeiras 8; 25 em Cajazeiras 10; oito em Cajazeiras 11; dois em Fazenda Grande 1; nove em Fazenda Grande 2; e 12 em Fazenda Grande 4. Dentre os ramos de atividade estão chaveiros, lanchonetes, bares, assistências técnicas, barbearias, depósitos de bebidas, financeiras, restaurantes, oficinas, gráficas e casas de bolo.

Como denunciar

Para denunciar é preciso entrar em contato com o número 160 e selecionar a opção 1. As ocorrências também podem ser registradas através do e-mail: [email protected] e do portal Fala Salvador: www.falasalvador.ba.gov.br.

A ouvidoria ressalta que não é obrigatório enviar fotos dos locais denunciados. Para fazer a denúncia é apenas necessário descrever qual a atividade que está ocorrendo (bar, restaurante, etc), a quantidade aproximada de pessoas, se há atividade sonora (carro, caixa, paredão), endereço com ponto de referência. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp