Coronavírus

Salvador recebe quatro ultrafreezers para armazenar vacinas da Covid-19

Divulgação
Equipamentos podem armazenar os medicamentos a -86ºC  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/12/2020, às 20h22   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador recebeu quatro ultrafreezers para armazenar vacinas contra a Covid-19 que necessitam de temperaturas baixas. O anúncio foi feito pelo secretário de Salvador, Leo Prates (PDT), nesta segunda-feira (7).

Segundo o gestor, os equipamentos podem armazenar os medicamentos a -86ºC. Com a compra, a cidade está preparada para receber 160 mil doses e representa a abertura de um leque de possibilidades para a cidade uma vez que o Governo Federal ainda não apresentou um plano de imunização em massa.

A vacina da Pfizer, que começa a ser aplicada nesta semana no Reino Unido, precisa de temperaturas de -70ºC. Dados preliminares do Instituto Gamaleya mostram que a Sputnik V desenvolvida pela Rússia, com a qual o Governo da Bahia tem acordo de compra, deve ser armazenada a -18ºC.

Prates não deu mais detalhes sobre os grupos prioritários que deverão ser vacinados inicialmente. A expectativa, a exemplo do que vem acontecendo no exterior, é que profissionais de saúde e pessoas idosas e com comorbidades devam estar entre as prioridades do calendário de vacinação.

Mais cedo, o prefeito eleito Bruno Reis (DEM) anunciou ao BNews que a Prefeitura de Salvador já está em fase final da elaboração de um plano de imunização local contra a Covid-19. O democrata afirmou que espera ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal no processo, mas diz que a gestão municipal "vai ao limite" para garantir a vacinação da população e que a realização do Carnaval em 2021 depende da chegada do medicamento.

O democrata também fez um apelo contra a politização da origem da vacina. "Não temos restrições da origem da vacina. Temos condições que elas tenham eficácia, que elas sejam acessíveis e de preferência que as questões políticas fiquem de lado e que haja um reconhecimento dos órgãos de controle".

Leia também:
ACM Neto anuncia suspensão do funcionamento de cinemas e teatros
Bares e restaurantes no Rio Vermelho e Itapuã não poderão funcionar depois das 17h
Orla da Barra será interditada no Réveillon de Salvador
Réveillon de Salvador é cancelado; evento teria Ivete Sangalo e Gusttavo Lima

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp