Coronavírus

Covid: Bahia caminha para ultrapassar nas próximas semanas o pior mês da pandemia, diz Rui

Elói Corrêa/GOVBA
Crescimento do número de casos ativos e de morte preocupa o estado  |   Bnews - Divulgação Elói Corrêa/GOVBA

Publicado em 17/02/2021, às 08h28   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Com a pressão nas unidades de tratamento contra a Covid-19 e o aumento no número de casos e mortes em decorrência das complicações da doença, a Bahia caminha para ultrapassar o pior momento da pandemia desde março do ano passado, quando os primeiros casos do vírus foram identificados. Na avaliação do governador Rui Costa (PT), se os números continuarem a crescer diariamente o estado ultrapassará nas próximas três semanas o mês de julho em números de casos ativos e de mortes diárias. 

“Em três semanas vamos ultrapassar o pior momento da pandemia, onde nós tivemos 30 mil casos ativos e um pouco mais de 70 mortes por dia. Já estamos no patamar de 60 óbitos por dia e em uma curva muito ascendente de crescimento de casos”, informou o governador em entrevista à TV Record Itapoan nesta quarta-feira (17). 

Foi pensando em evitar isso que o estado, segundo ele, decidiu adotar o toque de recolher que passa a valer nos próximos sete dias, inicialmente das 22h às 05h, mas com a possibilidade de ampliação desse horário.

“É para que não haja aquela convivência social mais vinculada a bebida alcoólica e o contato de pessoas sem máscaras, e com isso a contaminação de mais pessoas. Ao mesmo tempo, isso deve servir de um grande alerta de que estamos na maior pandemia dos últimos 100 anos”, completou Rui.

Mais cedo, durante entrevista à TV Bahia, o secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, compartilhou uma número nada animador: Salvador amanheceu com 97 pessoas internadas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade precisando de uma regulação para um centro de tratamento do vírus. Esse número é o maior dos últimos três meses.

Matérias relacionadas:

Rui diz que Anvisa está a “a passo de tartaruga” para liberar vacina e faz apelo: tenha sensibilidade com a vida humana

Retorno das aulas na Bahia está condicionado à redução de casos ativos, mortes e taxa de ocupação, diz Rui

Preocupado com o crescimento no número de casos, Rui Costa alerta: "Estamos quase no número máximo de leitos existentes"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp