Coronavírus

Mais uma vez, Bahia amanhece com 300 pacientes esperando vagas em leitos de Covid

Divulgação/Sesab
Estado já fala na dificuldade em abrir novas vagas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 04/03/2021, às 07h44   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo segundo dia consecutivo a Bahia amanhece com o número elevado de pacientes de Covid-19 esperando por uma vaga em um leito exclusivo para o tratamento da doença. Nesta quinta-feira (4), o estado contabiliza 337 pessoas na fila de espera, 47 a menos que nesta quarta(3). A informação é da subsecretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim. 

Em entrevista à TV Bahia, a gestora comentou sobre a dificuldade da pasta em abrir novas vagas de leitos clínicos e de UTI e da contratação de profissionais para dar suporte às vítimas do vírus.

"Quando a gente fala de gestão temos que usar mais a razão do que o coração, e é exatamente nessa caminhada que estamos seguindo, informando ao público que nós também já estamos no limite [da abertura] dos leitos. Todos têm que entender que precisamos de profissionais para esses leitos e equipamentos", disse. 

O Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, que estava desativado desde outubro de 2020, voltou a funcionar nesta quinta com a sua capacidade de atendimento reduzida. A princípio, vão ser oferecidos 80 leitos, mas o espaço pode operar com até 200.

O governador Rui Costa afirmou nesta semana, durante uma coletiva realizada após uma visita técnica ao espaço, que a reabertura do hospital é uma tentativa da gestão de não deixar o sistema de saúde colapsar. 

"A abertura de novos leitos é uma tentativa de evitar um colapso total no nosso sistema de saúde (...)  É preciso que todos tomem consciência ou, daqui a duas semanas, iremos precisar de mais mil leitos. É uma situação impossível porque nós não teríamos nem equipes de profissionais suficientes para uma demanda tão grande”, afirmou.

Matérias relacionadas:

"Estamos nos preparando para um cenário de guerra", diz Léo Prates sobre ocupação de leitos em Salvador

Bahia registra 112 óbitos e 5.329 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Governo da Bahia aluga contêiner para armazenar cadáveres na Arena Fonte Nova

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp