Coronavírus

Covid-19: Nova mutação da variante Delta é detectada em 11 países

Pixabay
Segundo cientistas, a Delta plus apresenta uma maior capacidade de transmissão  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/06/2021, às 19h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Índia registrou, nesta quarta-feira (23), cerca de 40 casos da variante da Covid-19, chamada de Delta plus. A mutação já foi detectada em 11 países e, segundo cientistas, ela apresenta uma maior capacidade de transmissão.  

A variante Delta foi descoberta no final do ano passado e, desde então, segundo a Organização da Saúde (OMS), 92 países já registraram casos da mutação por causa do seu alto índice de transmissibilidade. 

A Índia passa por um período de instabilidade em relação ao número de novos diários registrados no país, mas o governo indiano, segundo a Veja, recomenda que os estados aumentem a quantidade de testes para identificar a Delta plus.

A variante foi identificada no Reino Unido no dia 11 de junho e já sofreu outra mutação da proteína spike, chamada de K417N, que pode ser encontrada também na variante Beta, descoberta pela primeira vez na África do Sul.  

O governo indiano informa que a mutação sofrida no Reino Unido pode inibir a resposta imunológica no combate ao vírus, o que pode reduzir a eficácia dos tratamentos. Cerca de 200 casos já foram identificados em 10 países, além da Índia. Reino Unido, Canadá, Japão, Nepal, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça, Turquia e Estados Unidos já registraram casos da mutação. 

O governo indiano ressaltou a importância de os estados realizarem testes para detectar a mutação e, assim, evitar a disseminação da Delta Plus. 

“Os secretários-chefes dos estados foram aconselhados a tomar medidas imediatas de contenção nos distritos em que os casos foram identificados, incluindo prevenção da formação de multidões, realização de testes generalizados, rastreamento imediato, bem como cobertura de vacinas em caráter prioritário”, informou o governo em comunicado.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp