Coronavírus

Gestantes devem completar imunização contra Covid-19 com a mesma vacina, afirma PNI e Sesab

Divulgação/Sesab
Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 20/07/2021, às 17h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto não tiver estudos que comprovem eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre as vacinas de laboratórios diferentes, mulheres com mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante, que tomaram ainda quando eram gestantes. A decisão é do Plano Nacional de Imunizações e recomendado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).  

Ainda conforme a Sesab, se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós-parto de 45 dias para completar o esquema vacinal.

Além disso, vale lembrar que a imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp