Saúde

Dentista pontua prejuízos de escovar os dentes durante o banho; saiba detalhes

Reprodução/ Freepik
A dentista explicou que não é necessário imprimir força para fazer o processo de escovação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 03/09/2023, às 06h40


FacebookTwitterWhatsApp

O hábito de escovar os dentes aparenta ser algo simples e corriqueiro, mas alguns cuidados precisam ser tomados para que prejuízos futuros não venham a acontecer.
Muitas pessoas, inclusive, têm por hábito fazer a escovação durante o banho, contudo, os especialistas alertam que essa prática pode não ser tão benéfica.

A cirurgiã-dentista Rose Meire Sousa conversou com o BNews para entender a importância de uma boa escovação. Ela ressaltou também que a formação de cárie não tem relação direta com uma boa ou má escovação. Escovar os dentes é fundamentel para remover a placa, micróbios que ficam na superfície dental. Ela se forma através do acúmulo de bactérias, fungos e vírus.

“É preciso ter um grande cuidado com o processo da escovação porque pode parecer algo bem simples, mas quando não é feito da maneira correta acaba trazendo consequências desagradáveis. Então, fazer o processo durante o banho pode tirara a atenção e a limpeza naõ ser feita de forma adequada. Nem sempre um bom hálito significa que os dentes estão limpos, portanto é importante seguir alguns passos para que o processo transcorra sem dificuldades”, explicou.

Rose pontuou que não é necessário imprimir força para fazer a limpeza dos dentes. “Antes de começar a escovação recomendo fazer buchecho com água, se possível alcalina, e utilizar uma escova com cerdas macias e arredondadas, escovando de dois em dois dentes na posição vertical”, detalhou. Não é necessário fazer pressão e também não recomendo creme dental com flúor, acrescentou.

A dentista também comentou sobre quanto tempo é recomendado ao paciente procurar um profissional para fazer uma limpeza. Segundo ela, cada caso é específico, portanto é preciso que o dentista avalie individualmente cada paciente para saber da sua necessidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp