Denúncia

Em crise, Hospital Evangélico da Bahia atrasa salários e promove demissões

Reprodução/Google Maps
Dos 400 funcionários, cerca de 60 já foram desligados nos últimos meses  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 09/05/2019, às 13h00   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Acúmulo de dívidas e até falta de alimentação. Esta é a realidade vivenciada nos últimos meses por funcionários do Hospital Evangélico da Bahia (HEB), localizado no bairro de Brotas, em Salvador. Nas redes sociais, trabalhadores da unidade de saúde denunciaram a situação causada por constantes atrasos no salário.

"Os pagamentos estão sendo feitos por lotes e muitas vezes acabamos recebendo nossos vencimentos apenas no mês seguinte. Ao questionar, somos ameaçados de demissão ou muitas vezes demitidos", diz o texto compartilhado. "Pedimos ajuda, pedimos socorro!", apelam.

Ao BNews, o diretor-geral do HEB, Rosalvo Coelho, disse que a crise no setor da saúde tem agravado os problemas administrativos da instituição. "O Hospital Evangélico sempre primou em pagar os salários rigorosamente em dia, a vida inteira, mas diante dessa crise nacional da saúde, com todos os planos (inclusive Planserv) atrasando e reduzindo pagamentos, deixamos de cumprir os prazos. O hospital está vivendo uma crise muito forte por causa de tudo isso", afirmou.

"NOS AJUDEM" - A Diretoria do HEB se reuniu nesta manhã para discutir a pauta. Segundo Rosalvo, o salário do mês de março será regularizado ainda nesta quinta-feira (9), sem previsão para pagar abril. O HEB tem folha salarial de aproximadamente R$ 700 mil. Dos 400 funcionários, cerca de 60 já foram desligados nos últimos meses. "Estamos demitindo para manter, pelo menos, a maioria", lamentou, antes de também apelar: "Nos ajudem!".

AÇÃO POLÍTICA - Em janeiro, os funcionários do hospital também denunciaram a situação. A crise no Hospital Evangélico vem mobilizando entidades ligadas ao setor. "O sindicato já entrou com uma ação jurídica em relação aos atrasos salariais, mas o que resolveria seria uma ação política", disse a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Lucia Esther Moliterno, ao BNews. O Seeb promoverá uma assembleia com enfermeiros do Hospital Evangélico nesta noite.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp